Kevin Damasceno cai nas quartas do florete no Mundial sub-23

Kevin Damasceno cai nas quartas de final e fica a uma vitória do pódio no florete A do Mundial sub-23 de Busan

Depois de conquistar uma medalha no sabre, o brasileiro Kevin Damasceno caiu nas quartas de final na disputa do florete categoria A no Mundial sub-23 de paraesgrima, na madrugada desta quinta-feira (31). O atleta fez uma boa campanha nas poules e chegou a vencer um jogo no mata-mata, mas não conseguiu um lugar no pódio. Ele ainda entrará em ação na disputa da espada na competição, disputada em Busan, na Coreia do Sul.

Inspirado pelo bom retrospecto no dia anterior, Kevin Damasceno iniciou sua participação no florete A vencendo três dos cinco jogos que fez nas poules. Ele ficou em terceiro lugar em sua poule e terminou na quinta colocação geral entre todas as campanhas da primeira fase. Dessa forma, avançou para o mata-mata.

Em seu primeiro embate na eliminação direta, Kevin encontrou o alemão Elias Klotz, que teve a pior campanha da poule entre todos os classificados. O gaúcho não teve maiores problemas e venceu de forma tranquila, por 15 a 3. Já nas quartas de final, porém, ele enfrentou o britânico Joshua Waddell e acabou derrotado por 15 a 8.

Vale destacar que não há disputa de terceiro lugar na paraesgrima, ou seja, os eliminados na semifinal garantem a medalha de bronze. Assim, o brasileiro ficou a uma vitória de repetir o pódio que fez no ano passado, quando faturou o bronze na disputa em São Paulo.

Encerrados os torneios de sabre e florete, Kevin Damasceno agora se prepara para disputar a espada A no Mundial sub-23, que acontecerá na noite desta quinta-feira (31), no horário de Brasília. Na sequência, n omesmo local, ele participará da etapa da Copa do Mundo de paraesgrima, na categoria adulta, junto com outros seis brasileiros, incluindo o campeão paralímpico Jovane Guissone.

Wesley Felix
Paulistano de 23 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri a Universíade de Chengdu, o Pan de Santiago-2023, a Olimpíada de Paris-2024 e a Paralimpíada de Paris-2024.

Mais em​ Paralimpíada Todo DiaEsgrima

A derrota de Vinícius Costa para o indiano Sivarajan Solaimalai impediu o duelo dele com o compatriota Vitor Tavares na semifinal do Internacional do Bahrein de Parabadminton
A goiana Thais Severo conquistou o título das duplas mistas do Elite de Lasko ao lado de Boris Travnicek. A medalha de ouro foi conquistada com cinco vitórias e apenas dois sets perdidos
Álvaro Kalleby, Giovana Komatsu, Marcus Pinto e Lais Tosta são os campeões do pré cadete do Torneio Nacional em Curitiba
Cátia Oliveira, ao lado de Joyce de Oliveira, conquistou seu segundo ouro no evento da Eslovênia. Brasileiras cederam apenas um set durante toda a campanha