Kevin Damasceno leva bronze no Mundial Sub-23 de paraesgrima

Gaúcho, campeão em 2022, voltou ao pódio em competição disputada em Busan, na Coreia do Sul

O gaúcho Kevin Damasceno voltou a brilhar internacionalmente! Na madrugada desta quarta-feira (30), ele conquistou a medalha de bronze na prova do sabre masculino A do Campeonato Mundial Sub-23 de paraesgrima, realizado em Busan, na Coreia do Sul.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

Esta foi a terceira medalha de Kevin Damasceno nas disputas mundiais da categoria. Em 2022, na competição disputada no Centro Paralímpico Brasileiro, em São Paulo-SP, Damasceno conquistou o título também no sabre A. Já no florete A, ele caiu na semifinal e ficou em terceiro lugar na ocasião, faturando bronze.

A competição do sabre neste ano foi de tiro curto, com apenas seis atletas, sendo três alemães, um sul-coreano e um tailandês. Na poule, o brasileiro obteve duas vitórias, contra o tailandês Witsawakon Siphuthon (5 a 0) e contra o sul-coreano Gunwoo Choi (5 a 3). Foi superado pelos três alemães: Julius Haupt (0 a 5), Felix Schrader (3 a 5) e Clemens Cursiefen (4 a 5).

Desta forma, terminou em quarto lugar na primeira fase, o que anteciparia um confronto com o Julius Haupt, seu adversário na decisão do ano passado e responsável pela única derrota de Kevin na prova do sabre de 2022 – o atleta europeu venceu por 5 a 2 naquela disputa.  

Logo depois, no quadro de 8, Kevin Damasceno foi amplamente superior ao seu adversário, o também alemão Clemens Cursiefen, vencendo por 15 a 6. Porém, Julius Haupt, de bye na fase anterior, acabou sendo o responsável pela eliminação do brasileiro, na semifinal, por 15 a 7.

Kevin Damasceno nas disputas de espada e florete

Além disso, Kevin Damasceno segue no país asiático, onde disputa as provas de florete A, na noite desta quarta (horário brasileiro), e espada A, na noite de quinta-feira (31). Na sequência, no mesmo local, ele participa da etapa da Copa do Mundo de Paraesgrima, na categoria adulto, junto com outros seis brasileiros: Jovane Guissone, Mônica Santos, Vanderson Chaves, Lenílson de Oliveira, Rayssa Veras e Carminha de Oliveira.

*Com informações da Confederação Brasileira de Esgrima

Victor Fardin
Jornalista capixaba formado na PUC-SP e amante dos esportes olímpicos e paralímpicos.

Mais em​ Paralimpíada Todo DiaEsgrima

Álvaro Kalleby, Giovana Komatsu, Marcus Pinto e Lais Tosta são os campeões do pré cadete do Torneio Nacional em Curitiba
Cátia Oliveira, ao lado de Joyce de Oliveira, conquistou seu segundo ouro no evento da Eslovênia. Brasileiras cederam apenas um set durante toda a campanha
Bronze nos Jogos Paralímpicos de Paris-2024, Vitor Tavares venceu o indiano Sudarsan Muthusamy, por 2 a 0 (21/10 e 21/13), na última rodada do Grupo B da classe SH6 do Internacional do Bahrein
Delegação paralímpica se desde de Astana com 13 medalhas no geral, sendo cinco ouros, seis pratas e dois bronzes.