Mariana Pistoia perde 2ª rodada do quali na Copa do Mundo de Plodviv

Brasileira perdeu por apenas um toque no jogo que definiu classificação para a chave principal do torneio búlgaro

Quatro brasileiras competiram na etapa de Plodvid da Copa do Mundo de florete feminino, na Bulgária, nesta sexta-feira (05). O melhor resultado foi o de Mariana Pistoia, que terminou em 71º lugar. A esgrimista fez uma grande campanha nas poules e venceu um jogo no quadro preliminar, mas perdeu na sequência. Ana Beatriz Bulcão também disputou o mata-mata, enquanto Rafaella Gomes e Daphne Calazans pararam nas poules.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

Mariana Pistoia venceu quatro de seus cinco jogos na poule e, assim, ficou em primeiro lugar em sua chave, com a 40ª melhor campanha geral. Suas vitórias foram obtidas diante da italiana Martina Sinigalia (5 a 0), da búlgara Zlatina Karaivanova (5 a 1), da polonesa Aleksandra Wieczorek (5 a 1) e da romena Andreea Dinca (5 a 4). A derrota foi contra a chilena Lisa Montecinos, por 5 a 3.

Já no quadro preliminar, a brasileira chegou a vencer a argentina Athina Ciavarella, por 15 a 6, na primeira rodada, mas perdeu na sequência para a chinesa Fu Yiting, por 10 a 9. Caso tivesse ganhado, Pistoia teria avançado à chave principal da Copa do Mundo de Plodviv, que acontecerá neste final de semana. Como não se classificou, terminou em 71º lugar.

Outras brasileiras

Ana Beatriz Bulcão também teve um bom desempenho na fase inicial, com quatro vitórias e duas derrotas. Ela passou pela búlgara Silvia Bazhlekova (5 a 0), a egípcia Mariam Elzoheiry (5 a 3), a alemã Aline Rustler (5 a 4) e a argentina Athina Ciavarella (5 a 1) e caiu diante da estadunidense Morgan Partridge (5 a 4) e da francesa Anita Blaze (5 a 2). No mata-mata, ela perdeu para a tcheca Stepanka Nemcova, por 15 a 10.

+ Veja mais sobre a esgrima

Por fim, Rafaella Gomes e Daphne Calazans também competiram em solo búlgaro. Elas venceram um jogo cada nas poules e não passaram para o quadro preliminar. Rafa ficou em 152º lugar, enquanto Daphne foi a 154ª colocada. Ao todo, 180 atletas participaram da competição.

Wesley Felix
Paulistano de 23 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri a Universíade de Chengdu, o Pan de Santiago-2023, a Olimpíada de Paris-2024 e a Paralimpíada de Paris-2024.

Mais em​ Esgrima

Os primeiros títulos do Cadete ficaram com Marcus Pinto, Mariana Melo, Luiz Foschini e Ana Beatriz Fraga em Curitiba
Álvaro Kalleby, Giovana Komatsu, Marcus Pinto e Lais Tosta são os campeões do pré cadete do Torneio Nacional em Curitiba
A partir desta quinta-feira (13), a nova geração da esgrima será o destaque nas pistas durante o Torneio Nacional Cidade de Curitiba
O esgrimista Matheus Brandt superou a fase de poules neste sábado no Grand Prix de Espada de Bogotá e finalizou a competição na 139ª posição. Já Leandro Seini encerrou participação na 154ª colocação