Brasil leva prata e bronze no Pan-Americano Cadete e Juvenil

Equipe masculina conquistou a prata na espada, enquanto a feminina ficou com o bronze no sabre.

O Brasil encerrou o penúltimo dia do Campeonato Pan-Americano Cadete e Juvenil de Esgrima com mais duas medalhas. Neste domingo (5), nas disputas por equipes, os homens garantiram a prata na espada, enquanto as mulheres ficaram com o bronze no sabre.

Entrando como cabeça de chave número 1, equipe masculina da espada começou a disputa já no quadro 8. Assim, encarou o Panamá com a possibilidade de já garantir a briga por uma medalha em caso de vitória. E, ela veio com o placar de 45 a 28. Apesar disso, o time formado Pedro Petrich, Eduardo Gonçalves, Matheus Brandt e Rafael Mangiaterra não parou por aí e bateu a El Salvador na semifinal em jogo difícil com marcador final em 45 a 44.

+ Vitor Tavares é campeão do Torneio Internacional de Toledo
+ Giovani Ferreira leva bronze no Grand Slam de judô
+ Caio Bonfim leva 12º título na Copa Brasil de marcha atlética
+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK

Na decisão masculina da espada de equipes do Pan-Americano Cadete e Juvenil de Esgrima, os brasileiros enfrentaram os Estados Unidos, principal cabeça de chave da competição. O jogo começou equilibrado e o Brasil chegou a ficar na frente na segunda luta. Contudo, os norte-americanos tomaram a frente do placar a partir disso e levaram o ouro fazendo 45 a 35.

Bronze no sabre

Enquanto isso, a equipe feminina do sabre não teve trabalho para ganhar da Bolívia na estreia, no quadro 8: 45 a 26 para as brasileiras. Logo depois, na semifinal, acabaram sendo superadas pela as mexicanas por 45 a 20. Dessa forma, o time formado por Isabela Chen, Pietra Chierighini, Isabela Cunha e Ana Morsch partiram para disputa do bronze. A vitória apertada contra a Colômbia por 45 a 42, com uma virada no último duelo, garantiu um lugar no pódio.

Time masculino do Florete

Além do sabre feminino e da espada masculina, o Brasil também disputou o torneio de florete masculino de equipes do Pan-Americano Cadete e Juvenil de Esgrima. O time formado por Lorenzo Mion, Murilo Machado, Ricardo Pacheco e Paulo Morais acabou na quinta colocação. Os brasileiros foram superados logo na estreia — no quadro 8 — para o México, que viria a ficar com medalha de bronze.

Adielson de Barros
Jornalista recifense formado na Faculdade Boa Viagem apaixonado por futebol e grandes histórias. Trabalhando no movimento olímpico e paralímpico desde 2022.

Mais em​ Esgrima

A partir desta quinta-feira (13), a nova geração da esgrima será o destaque nas pistas durante o Torneio Nacional Cidade de Curitiba
O esgrimista Matheus Brandt superou a fase de poules neste sábado no Grand Prix de Espada de Bogotá e finalizou a competição na 139ª posição. Já Leandro Seini encerrou participação na 154ª colocação
A esgrimista Marcela Silva fechou com o melhor resultado no primeiro dia do GP de Espada de Bogotá. Ela ficou na 76ª posição, seguida por Laura Correia, 91ª, Renata Zettermann, 119ª, e Pietra Campos, 139ª
Time Brasil compete no Grand Prix de Bogotá com seis atletas, sendo quatro mulheres e dois homens, a partir desta sexta-feira (9)