Mariana Pistoia brilha no florete no Torneio CBE 95 anos

Mariana Pistoia quebra a hegemonia nacional de Bia Bulcão para levar o ouro no florete feminino no Torneio CBE 95 anos

O segundo dia de Torneio Adulto e Juvenil – CBE 95 anos, disputado em Contagem (MG), teve um título expressivo nesta sexta-feira (27). Mariana Pistoia quebrou a sequência invicta de três anos de Bia Bulcão no florete feminino nacional e ficou com o ouro. O dia ainda teve títulos de Alexandre Camargo (espada masculina adulto), Lorenzo Mion (florete masculino juvenil) e Luana Pekelman (sabre feminino juvenil).

Em dia de quatro ouros distribuídos no SESC de Contagem, o destaque vai para o feito de Mariana Pistoia, do Grêmio Náutico União. No florete feminino, a esgrimista conseguiu algo que nenhuma outra atleta alcançava há muito tempo em solo brasileiro: tirar um título de Bia Bulcão, do Pinheiros.

Bia não perdia em competições nacionais desde março de 2019, sequência que foi interrompida por Mariana em um grande jogo. A medalhista de ouro conseguiu se impor diante da adversária e a superou por 15 a 8, ficando com o título, muito comemorado por seus companheiros de equipe presentes em Contagem.

+ Taubaté e Pinheiros farão a final do Centro Sul-Americano de clubes de handebol

“Eu estou feliz, fazia tempo que eu não conseguia dar o meu melhor em pista e isso estava me incomodando. Mas hoje eu consegui jogar bem desde o início da final, me senti confiante, que é o mais importante”, disse a campeã do florete, que agora embarca para Assunção, no Paraguai, para a disputa do Pan-Americano, que começa na próxima sexta-feira (3).

Espada masculina

A final da espada masculina teve um duelo entre colegas de equipe : Athos Schwantes e Alexandre Camargo, ambos da Academia Mestre Kato-PR. Camargo conseguiu uma grande vitória contra Schwantes, que vinha de um ouro na Copa Porto Alegre 250 anos, realizada no mês passado. No embate, Alexandre aplicou 15 a 9.

O espadista, que também embarca para Assunção para a disputa do Pan, falou sobre a conquista.

“Hoje eu consegui me apresentar bem, eu consegui me preparar e trabalhar bem o meu jogo com o Mestre Kato, pensamos e corrigimos os erros que vinha cometendo em pista. Era muito importante este resultado visando a preparação para o Pan-Americano, que já é na semana que vem”, explicou Camargo.

Campeões juvenis

No juvenil, mais dois atletas se sagraram campeões. O primeiro ouro do dia na categoria saiu no florete masculino em que teve uma final protagonizada por Lorenzo Mion (Pinheiros-SP) e Ricardo Pacheco (Paulistano-SP), em que o primeiro se saiu melhor. Mion fez grande exibição e triunfou por 15 a 8.

A última decisão da categoria juvenil e do segundo dia de Torneio CBE 95 anos foi no sabre feminino. Na arma, duas atletas muito talentosas fizeram o combate pelo ouro em que Luana Pekelman (Pinheiros-SP) superou Pietra Chierighini (Paulistano-SP) por 15 a 11 na decisão. A medalhista de ouro não conseguia disfarçar a felicidade após a vitória.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

O Torneio Adulto e Juvenil – CBE 95 anos volta a movimentar as instalações do SESC de Contagem-MG neste sábado (28), dia que terá as disputas da espada e sabre feminino no adulto e do sabre masculino no juvenil.

Colaboração OTD

Mais em​ Esgrima

A partir desta quinta-feira (13), a nova geração da esgrima será o destaque nas pistas durante o Torneio Nacional Cidade de Curitiba
O esgrimista Matheus Brandt superou a fase de poules neste sábado no Grand Prix de Espada de Bogotá e finalizou a competição na 139ª posição. Já Leandro Seini encerrou participação na 154ª colocação
A esgrimista Marcela Silva fechou com o melhor resultado no primeiro dia do GP de Espada de Bogotá. Ela ficou na 76ª posição, seguida por Laura Correia, 91ª, Renata Zettermann, 119ª, e Pietra Campos, 139ª
Time Brasil compete no Grand Prix de Bogotá com seis atletas, sendo quatro mulheres e dois homens, a partir desta sexta-feira (9)