Equipe masculina de florete juvenil fica em 11º no Mundial

Com três vitórias, Brasil termina em 11º lugar na disputa por equipes masculinas de florete juvenil no Mundial Cadete e Juvenil de esgrima

As equipes brasileiras de florete juvenil entraram em ação nesta quinta-feira (07) pelo Mundial Cadete e Juvenil de esgrima, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. O time masculino, formado por Lorenzo Mion, Kevin Lima e Ricardo Pacheco, venceu três vezes e terminou na 11ª colocação, enquanto o feminino, de Gabriella Vianna, Talia Calazans, Rafaella Gomes e Laura Papaiano, ficou em 13º lugar.

+ Confira os resultados dos dias anteriores do Mundial Cadete e Juvenil de esgrima

A equipe masculina estreou no quadro de 32, com vitória sobre a Turquia por 45 a 26. Todos os atletas do time fizeram pontuação máxima no duelo. Já nas oitavas, o Brasil foi derrotado pelo Uzbequistão por 45 a 37. Ricardo Pacheco foi o protagonista desse embate, tendo conseguido dez toques contra Anvarkhon Solikhojiev e sofrendo sete de Mukhammad Yusuf Astranov no final.

Encaminhado à disputa do 9º ao 16º lugar, o Brasil fez jogos duríssimos. Na primeira rodada do mini-torneio, a equipe de florete enfrentou a Dinamarca e venceu por 45 a 44. Já na fase seguinte, disputando do 9º ao 12º lugar, acabou derrotada pela Bélgica por 43 a 42. O Brasil chegou ao último duelo vencendo por 40 a 34 e tomou a virada, após uma parcial de 9 a 2 contra de Ricardo Pacheco diante de Mathieu Nijs.

+ Martine e Kahena vencem mais uma regata no Princesa Sofía

Brigando pelo 11º lugar, o time brasileiro enfrentou Israel e venceu por 45 a 40. A equipe chegou a estar perdendo por 30 a 25 mas passou a frente com uma bela parcial de Ricardo Pacheco, que emplacou dez toque em Yali Eliyahu Dahan (35 a 33). Depois, Lorenzo Mion e Kevin Lima anotaram cinco pontos cada para fechar o duelo.

O caminho da equipe feminina

Gabriella Vianna, Talia Calazans, Rafaella Gomes e Laura Papaiano, que formam a equipe feminina brasileira de florete juvenil, pousam para foto no Mundial Cadete e Juvenil de esgrima
Equipe feminina de florete juvenil venceu três duelos para terminar em 13º (Foto: Augusto Bizzi/FIE)

Já a equipe feminina brasileira de florete juvenil, ranqueada como a oitava melhor do torneio, teve uma estreia tranquila diante da Dinamarca, vencendo por 45 a 30. Na sequência, porém, o time brasileiro perdeu para o Canadá, por 45 a 22, também nas oitavas de final. Gabriella Vianna foi o principal destaque verde-amarelo neste jogo, com 12 toques.

Indo para a disputa das posições inferiores, o Brasil encarou Hong Kong e perdeu por 45 a 28. Desta vez, foi Rafaella Gomes e Talia Calazans quem conseguiram 12 toques cada. Para ficar com o 13º lugar, a equipe derrotou o México, por 40 a 33, e a Áustria, por 43 a 41, em sequência, com ótimas atuações de Talia Calazans, que anotou 38 pontos nestes dois duelos.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

O Mundial Cadete e Juvenil de esgrima segue até o domingo (10). A partir desta sexta-feira, serão realizadas as disputas da espada.

Wesley Felix
Paulistano de 23 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri a Universíade de Chengdu, o Pan de Santiago-2023, a Olimpíada de Paris-2024 e a Paralimpíada de Paris-2024.

Mais em​ Esgrima

Os primeiros títulos do Cadete ficaram com Marcus Pinto, Mariana Melo, Luiz Foschini e Ana Beatriz Fraga em Curitiba
Álvaro Kalleby, Giovana Komatsu, Marcus Pinto e Lais Tosta são os campeões do pré cadete do Torneio Nacional em Curitiba
A partir desta quinta-feira (13), a nova geração da esgrima será o destaque nas pistas durante o Torneio Nacional Cidade de Curitiba
O esgrimista Matheus Brandt superou a fase de poules neste sábado no Grand Prix de Espada de Bogotá e finalizou a competição na 139ª posição. Já Leandro Seini encerrou participação na 154ª colocação