Holanda vence Brasil por pouco na Copa do Mundo de florete

Guilherme Toldo tem bom desempenho, mas Brasil termina em 18º. EUA vence Rússia na final.

A equipe de esgrima do florete masculino do Brasil fez um confronto acirrado contra a Holanda na Copa do Mundo de florete em Cairo neste domingo (27), mas caiu por 45 a 43. Guilherme Toldo foi o principal esgrimista do confronto, marcando 23 toques. Paulo Morais e Pierre Souza completaram o time e Lorenzo Mion foi o reserva. O Brasil terminou em 18º lugar. 

A prova foi marcada por um protesto por parte do time ucraniano que se recusou a enfrentar o time russo pelas oitavas de final. Principal seleção do mundo no florete, os Estados Unidos sagraram-se campeões vencendo a Rússia por 45 a 34.

+ Copa do Mundo de espada é interrompida na Rússia

A Itália levou o bronze após vencer a Coreia do Sul por 45 a 29. Campeões olímpicos no florete, os franceses foram surpreendidos pelos asiáticos nas quartas e terminaram em quinto.

A próxima Copa do Mundo de esgrima acontecerá em Atenas, para o sabre feminino, entre 4 e 6 de março. No mesmo período acontece o Grand Prix de Budapeste, na Hungria, em que são apenas disputadas competições individuais tanto no masculino quanto no feminino.

Como foi Brasil x Holanda

O holandês Daniel Giacon abriu 5 a 2 diante de Paulo Morais. A experiência de Guilherme Toldo foi fundamental para virar o marcador em favor do Brasil. Com 8 a 2 diante de Teun Jans Kohneke, ele entregou para Pierre Souza com 10 a 7 na frente. Daí novamente o placar pendeu para o lado laranja. Elisha Yuno também marcou 8 a 2 contra Pierre Souza e a primeira parte do confronto terminou com vantagem holandesa de 15 a 12.

Um confronto acirrado entre Paulo Morais e Jans Kohneke (5 a 4) diminui o marcador para o Brasil (19 a 17), mas numa disputa também apertada Daniel Giacon ampliou a vantagem contra Pierre Souza (6 a 5 e 25 a 22 no geral).

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Mais uma vez Guilherme Toldo, 18º melhor do mundo no ranking individual de florete, foi fundamental para colocar o Brasil na frente. Com 8 toques contra apenas 1 de Elisha Yuno, o Brasil passou a frente, com 30 a 26. Em seguida Jans Kohneke marcou 8 pontos contra 4 de Pierre Souza, empatando o confronto entre 34 a 34. Elisha Yuno e Paulo Morais fizeram um jogo acirrado e ao fim de três minutos, a Holanda estava na frente, com 39 a 38.

Ao film, Daniel Giacon e Guilherme Toldo se enfrentaram, mas o gaúcho, que tem o melhor ranking individual na Federação Internacional de Esgrima (FEI) entre todos brasileiros, não repetiu o amplo domínio visto nos confrontos anteriores e o holandês conseguiu fechar o confronto em 45 a 43. 

Mateus Nagime
Interessado em cinema, esporte, estudos queer e viagens. Se juntar tudo isso melhor ainda. Mestrando em Estudos Olímpicos na IOA. Estive em Tóquio 2020.

Mais em​ Esgrima

A partir desta quinta-feira (13), a nova geração da esgrima será o destaque nas pistas durante o Torneio Nacional Cidade de Curitiba
O esgrimista Matheus Brandt superou a fase de poules neste sábado no Grand Prix de Espada de Bogotá e finalizou a competição na 139ª posição. Já Leandro Seini encerrou participação na 154ª colocação
A esgrimista Marcela Silva fechou com o melhor resultado no primeiro dia do GP de Espada de Bogotá. Ela ficou na 76ª posição, seguida por Laura Correia, 91ª, Renata Zettermann, 119ª, e Pietra Campos, 139ª
Time Brasil compete no Grand Prix de Bogotá com seis atletas, sendo quatro mulheres e dois homens, a partir desta sexta-feira (9)