Equipes do florete são top 15 nas etapas da Copa do Mundo

Após estrearem com vitórias, florete feminino e masculino do Brasil terminam entre as 15 melhores seleções nas etapas da Alemanha e da Rússia da Copa do Mundo de esgrima

O domingo (5) foi de decisão para as equipes brasileiras do florete feminino e masculino nas etapas da Copa do Mundo de esgrima. Em Tauberbischofsheim, na Alemanha, o quarteto formado por Bia Bulcão, Gabriela Cecchini, Mariana Pistoia e Ana Toldo terminou na 14ª posição. Já em São Petersburgo, na Rússia, Julien Baneux, Henrique Marques, Heitor Shimbo e Guilherme Toldo ficaram no 12º lugar.

Os desempenhos dos esgrimistas brasileiros foram bons, já que os pontos para o ranking olímpico são maiores entre as 16 melhores equipes. E o ranking olímpico começou a valer desde abril. Sem falar que ficar entre os 16 primeiros é fundamental para pegar chaves mais acessíveis no futuro.

Tauberbischofsheim

O quarteto do florete feminino do Brasil teve um dia agitado na Alemanha. A equipe começou a caminhada atropelando a China Taipei com um 43 a 24. Mas na segunda rodada, quem foi atropelado foram as brasileiras. Diante da Itália, Bia Bulcão, Gabriela Cecchini, Mariana Pistoia e Ana Toldo perderam de 45 a 19.

Fora da disputa pelas primeiras colocações na etapa de Tauberbischofsheim da Copa do Mundo de esgrima, o quarteto brasileiro foi para a disputa pelas posições intermediárias. Contra a Espanha, elas venceram apertado por 45 a 41. Depois foi a vez de enfrentar as donas da casa, que levaram a melhor (45 a 40).

Sendo assim, coube ao quarteto feminino do florete disputar o 13º lugar com a Ucrânia. Em duelos apertados, as ucranianas levaram a melhor, e o Brasil terminou no 14º lugar geral entre 23 conjuntos. A Rússia foi ouro, a França prata e a Itália completou o pódio.

+ CONFIRA OS RESULTADOS DA ETAPA ALEMÃ

São Petersburgo

A estreia do quarteto masculino brasileiro foi contra a Colômbia. Sem muitas dificuldades, Julien Baneux, Henrique Marques, Heitor Shimbo e Guilherme Toldo fizeram 45 a 26 nos colombianos. Mas na oitavas, a Coreia do Sul deu um baile e fez 45 a 22 nos brasileiros.

Fora da disputa pelas primeiras colocações na etapa de São Petersburgo da Copa do Mundo de esgrima, os brasileiros partiram para a disputa pelas posições intermediárias. Contra o Japão, o quarteto fez 45 a 40. Mas depois vieram duas derrotas seguidas. Primeiro para a Hungria (45 a 38) e depois para a China pelo mesmo placar.

Os Estados Unidos levaram o ouro, Hong Kong foi prata e a Coreia do Sul foi bronze.

+ CONFIRA OS RESULTADOS DA ETAPA RUSSA

João Fraga

Mais em​ Esgrima

A partir desta quinta-feira (13), a nova geração da esgrima será o destaque nas pistas durante o Torneio Nacional Cidade de Curitiba
O esgrimista Matheus Brandt superou a fase de poules neste sábado no Grand Prix de Espada de Bogotá e finalizou a competição na 139ª posição. Já Leandro Seini encerrou participação na 154ª colocação
A esgrimista Marcela Silva fechou com o melhor resultado no primeiro dia do GP de Espada de Bogotá. Ela ficou na 76ª posição, seguida por Laura Correia, 91ª, Renata Zettermann, 119ª, e Pietra Campos, 139ª
Time Brasil compete no Grand Prix de Bogotá com seis atletas, sendo quatro mulheres e dois homens, a partir desta sexta-feira (9)