Mundial de escalada confirma checo Adam Ondra como grande estrela da modalidade

O Mundial de escalada terminou neste domingo em Paris confirmando o checo Adam Ondra como a grande estrela do esporte, que vai fazer parte do programa olímpico em Tóquio 2020. O escalador foi medalha de ouro na categoria dificuldade e prata na boulder, quase repetindo o que fez na edição anterior do Mundial, quando ele foi campeão das duas modalidades.

Na dificuldade, Ondra ficou com o título, superando o austríaco Jakob Schubert e o francês Gautir Supper, que completaram o pódio. Já na boulder, o checo foi derrotado pelo japonês Tomoa Narasaki, que ficou com o ouro, mas ficou a frente do medalha de bronze Manuel Cornu, da França.

O Japão, aliás, foi o país que mais ganhou medalhas. Além do ouro de Nagasaki, ganhou uma prata e um bronze na boulder feminino, respectivamente, com Miho Nonaka e Akyio Noguchi. A vencedora da prova foi a suíça Petra Klinger.

A Rússia também somou três medalhas. Ganhou ouro com Ana Tsyganova na velocidade feminina, mesma prova em que a compatriota Iuliia Kaplina foi bronze. As duas escaladoras tiveram entre elas no pódio a francesa Annouk Jaubert, que ganhou a prata. O outro pódio do país foi com Aleksandr Shikov, que terminou em terceiro na velocidade masculina. A prova foi vencida pelo polonês Marcin Dzienski e teve o iraniano Reza Alipourshena em terceiro.

Fechando o Mundial, a categoria dificuldade feminina teve duas eslovenas no pódio. Janja Garnbret ganhou o ouro e Mina Markovic foi bronze. A belga Anek Verhoeven ficou com a prata.

Três atletas brasileiros participaram do Mundial, mas tiveram participação discreta e sequer passaram da primeira fase.

 

Fernando Gavini
Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em​ Escalada

Felipe Ho e Mariana Hanggi ficam no top-30 da Copa do Mundo de escalada em Curitiba, perto de vaga na semifinal
Centro de Treinamento de Escalada Esportiva se recupera após incêndio e receberá a etapa de Curitiba da Copa do Mundo de Escalada
Anja Köhler consegue terceiro top-40 da carreira e iguala melhor marca pessoal em uma Copa do Mundo de escalada com desempenho em Bali
Anja Köhler abre temporada com 42º lugar na prova guiada na etapa de Wujiang, na China, da Copa do Mundo de escalada