Brasileiros caem na classificatória da Copa do Mundo de Chamonix

Nos dois naipes, escaladores brasileiros ficam de fora das finais nas provas de velocidade e dificuldade pela Copa do Mundo de escalada em Chamonix

Nesta quinta-feira (12), foi realizado segundo dia de competições da Copa do Mundo de escalada de Chamonix, na França, e os resultados não foram bons para os escaladores brasileiros, que não conseguiram se classificar para as finais da prova de dificuldade.

No primeiro dia de competições, realizado na quarta-feira (11), os brasileiros, dos dois naipes, já tinham sido eliminados da prova de velocidade. Sendo assim, o Brasil não terá mais representantes competindo na Copa do Mundo de escalada de Chamonix.

A final da prova de velocidade, para os dois naipes, será realizada ainda nesta quinta-feira. Já a final da prova de dificuldade será realizada na sexta-feira (13).

Feminino

Thais Makino, Luana Riscado e Patrícia Antunes foram as escaladores brasileiras na competição. Primeiramente, Thais e Luana disputaram a qualificatória da prova de velocidade. Mas ambas não tiveram um bom desempenho e ficaram com as duas últimas posições: Thais fez o trajeto em 18.12 segundos e terminou no 61° lugar, Luana fez 29.49 segundos e acabou em 62°.

Pela prova de dificuldade, o Brasil também contou com a participação de Patrícia. Mas a melhor brasileira voltou a ser Thais que somou 80.99 pontos nas duas escaladas e terminou sua participação no 82° lugar.

Patrícia e Luana também somaram os mesmo 80.99 pontos, mas, por critérios de desempate, terminaram atrás da compatriota, ambas no 90° lugar.

Masculino

Quatro escaladores representaram o Brasil na prova de velocidade em Chamonix. Felipe Ho Foganholo, Cesar Grosso, Jean Ouriques e Pedro Ferreira Nicoloso, mas nenhum deles passou para a fase final. Em 70° lugar, Felipe foi o melhor brasileiro, e encerrou sua participação com o tempo de 9.65 segundos.

Logo atrás, Cesar foi 73° colocado com o tempo de 10.43 segundos. Jean foi 80° com 14.95 segundos e Pedro fez 14.95, terminando no 81° lugar.

Os mesmos quatro escaladores retornaram para qualificatória da prova de dificuldade. Dessa vez, Cesar foi o melhor, somou 70.68 nas duas tentativas e acabou na 72ª colocação. Logo atrás, na 75ª posição, Felipe somou 72.15 pontos.

Jean Ouriques terminou na 88ª com 83.22 pontos, enquanto Pedro somou 98.42 pontos e terminou na posição de número 103.

João Fraga

Mais em​ Escalada

Centro de Treinamento de Escalada Esportiva se recupera após incêndio e receberá a etapa de Curitiba da Copa do Mundo de Escalada
Anja Köhler consegue terceiro top-40 da carreira e iguala melhor marca pessoal em uma Copa do Mundo de escalada com desempenho em Bali
Anja Köhler abre temporada com 42º lugar na prova guiada na etapa de Wujiang, na China, da Copa do Mundo de escalada
Anja Köhler vai abrir o ano para a escalada brasileira, disputando a prova guiada em etapa da Copa do Mundo da modalidade na China