Siga o OTD

Escalada

 

Copa do Mundo de Escalada em Curitiba terá o campeão olímpico



Centro de Treinamento de Escalada Esportiva se recupera após incêndio e receberá a etapa de Curitiba da Copa do Mundo de Escalada



etapa, curitiba, campeão, olímpico, escalada, Copa do Mundo

Pela primeira vez na história, o Brasil sediará uma etapa da Copa do Mundo de Escalada. Entre os dias 16 e 18 de maio, a cidade de Curitiba receberá atletas de 23 países, incluindo 11 atletas olímpicos para a competição. Faltando apenas duas semanas para a realização do evento, o ritmo de preparação no Centro de Treinamento de Escalada Esportiva, situado no Parque Olímpico do Cajuru, segue acelerado. Apesar do local ter sofrido um incêndio no último mês, a Federação Internacional de Escalada Esportiva confirmou a permanência da sede.

Time Brasil em peso na etapa

Mais de 100 atletas de diversos países estão confirmados para competir na etapa de Curitiba da Copa do Mundo de Escalada. Entre os participantes, o Time Brasil será representado por uma grande equipe de 12 atletas, sendo 6 no masculino e 6 no feminino. Por ser o país sede da etapa, o Brasil tem direito a vagas extras, o que amplia a participação nacional no evento.

Entre os destaques do Time Brasil na categoria masculina está Rodrigo Hanada, atual campeão brasileiro nas modalidades Boulder e Guiada, além de terceiro colocado na etapa da Copa Sul-Americana de Boulder, realizada em Curitiba em dezembro de 2024. Completam a equipe os atletas Felipe Ho, Samuel Silva, Davi Peres, Pedro Avelar e Pedro Namba, nomes já consolidados no cenário nacional e com participações em competições internacionais de escalada esportiva.

Na equipe feminina, os destaques na modalidade Boulder incluem Anja Köhler, atual campeã brasileira nas categorias Boulder e Guiada, e que conquistou a sétima colocação no último Campeonato Pan-Americano, realizado em Santiago, no Chile.

Também integram a seleção brasileira Mariana Hanggi, terceira colocada na etapa da Copa Sul-Americana em Mar del Plata, além de Laura Timo, Camila Flores, Ana Gumurski e Deborah Albuquerque, atletas de destaque no cenário nacional que irão fortalecer a presença feminina do Brasil na competição.

Campeão olímpico presente

Entre os destaques confirmados da etapa aparece o britânico Toby Roberts, de apenas 20 anos, campeão olímpico em Paris 2024. Outro atleta de renome é o japonês Sorato Anraku, atual fenômeno da modalidade, que conquistou seu primeiro título do circuito da Copa do Mundo com apenas 16 anos, em 2023. Agora com 18 anos, ele já tem no currículo um segundo título da Copa do Mundo e uma medalha de prata em olimpíadas, conquistada em Paris 2024. Outros atletas olímpicos também estão na lista: Tomoa Narasaki (JAP), Colin Duffy (EUA), Jongwon Chon (COR), Sam Avezou (FRA), Paul Jenft (FRA) e Hannes Van Duysen (BEL), todos com participações nos Jogos Olímpicos de Tóquio e/ou Paris.

No feminino, o principal destaque fica por conta de uma ausência: a eslovena Janja Garnbret, campeã olímpica em Tóquio e Paris, não participará da etapa de Curitiba. A atleta optou por participar de apenas três competições em 2025, como forma de descanso e recuperação após a intensa preparação para os Jogos Olímpicos. Mas ainda assim teremos nomes fortes no cenário internacional, que incluem Oriane Bertone (FRA), classificada para Paris 2024, Kyra Condie (EUA), representante olímpica em Tóquio 2020, Mao Nakamura (JAP), segunda colocada no ranking mundial, além de Naile Megnan (FRA) e Anon Matsufuji (JAP), ambas no Top 10 do ranking da modalidade.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Paulista em terras mineiras. Jornalista pela Universidade Federal de Minas Gerais. Apaixonado por esportes.

Mais em Escalada