Brasileiros caem cedo na Copa Sul-Americana de velocidade

Brasileiros Pedro Egg é eliminado nas quartas de final, enquanto Caio Felipe Egg e Gabriel Bontorin caem nas oitavas

Nesta segunda-feira (16) aconteceu no Parque Olímpico do Cajuru as classificatórias e finais da modalidade velocidade da Copa Sul-Americana de escalada. O Brasil teve três atletas inscritos no masculino com Pedro Egg, Caio Felipe Egg e Gabriel Bontorin, mas nenhum avançou às semifinais da competição.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOKFACEBOOK E BLUESKY

Por conta do mau tempo em Curitiba, as classificatórias foram atrasadas para às 17h. Assim, o primeiro a competir foi Gabriel Bontorin, que enfrentou o equiatoriano Tomas Dávila nas oitavas de final. O brasileiro acabou caindo, mas já estava atrás na disputa, com Dávila marcando 7s42.

Depois, Caio Felipe Egg enfrentou o campeão da Copa Sul-Americana de Baja, no México, Piero Luna, do Equador. Caio completou a corrida com tempo de 8s51, mas o adversário mostrou favoritismo e fez 6s07 para eliminar o anfitrião.

Por último, Pedro Egg avançou para as quartas de final ao vencer o venezuelano Gianstefano Di Nino, com equilíbrio na disputa, com 6s70 contra 6s88. Porém na etapa seguinte, o brasileiro foi eliminado pelo chileno José Ledesmo, que anotou 5s98 contra 6s30. O tempo de Pedro Egg foi um novo recorde brasileiro, mas insuficiente para seguir para a semifinal.

O chileno acabou levando o título da etapa da Copa Sul-Americana ao vencer Tomas Dávila na final, que teve uma queda. José Ledesmo anotou tempo de 5s98. O bronze ficou com Gustavo Perez, da Venezuela, que venceu o argentino Valentin Sternik, com tempos de 7s31 contra 7s80.

Boulder começa nesta terça

Nesta quarta-feira (17) começam as disputas do Boulder masculino e feminino a partir de 9h (horário de Brasília). Os destaques masculinos incluem Rodrigo Hanada, atual Campeão Brasileiro de Boulder e Guiada; Felipe Ho, Samuel Silva, Davi Peres, Renan Denardo, Pedro Namba, Luís Guilherme Ziolkowski e Eduardo Calixto completam o time.

No feminino, os destaques nas modalidades Boulder e Guiada serão Anja Köhler, atual Campeã Brasileira de Boulder e Guiada; Mariana Hanggi, Laura Timo, Camila Flores, Ana Carolina Gumurski e Deborah Albuquerque competem nesta terça.

Camila Nakazato
Formada em Jornalismo pela Unesp-Bauru, participou da Rio-2016 como voluntária, cobriu a Olimpíada de Tóquio-2020 a distância e Paris-2024 in loco pelo Olimpíada Todo Dia; hoje coordena as Redes Sociais do OTD.

Mais em​ Escalada

Centro de Treinamento de Escalada Esportiva se recupera após incêndio e receberá a etapa de Curitiba da Copa do Mundo de Escalada
Anja Köhler consegue terceiro top-40 da carreira e iguala melhor marca pessoal em uma Copa do Mundo de escalada com desempenho em Bali
Anja Köhler abre temporada com 42º lugar na prova guiada na etapa de Wujiang, na China, da Copa do Mundo de escalada
Anja Köhler vai abrir o ano para a escalada brasileira, disputando a prova guiada em etapa da Copa do Mundo da modalidade na China