Escalada: novo esporte olímpico começa Mundial nesta quarta em Paris

A escalada escolhida como novo esporte olímpico foi a grande surpresa da reunião, realizada durante a Rio 2016, que definiu a inclusão de cinco modalidades novas no programa para os Jogos de Tóquio – também entraram beisebol, caratê, skate e surfe. A partir desta quarta-feira será possível conhecer um pouco mais a respeito da escalada no Mundial de Paris, que será realizada até domingo.

Quatro são as disciplinas em disputa na escalada: dificuldade, velocidade, boulder e combinada, que é a soma das três anteriores. Cada uma delas dá medalha no Mundial, mas na Olimpíada haverá apenas a disputa da prova combinada. Ou seja, em Tóquio só teremos um vencedor no masculino e outro no feminino.

No Mundial, o Brasil estará representado por três atletas. Dez vezes campeã brasileira, Janine Cardoso, de 42 anos, vai competir na prova de dificuldade feminina. Será a sexta participação dela em Mundiais. A melhor colocação foi o 40o. lugar na China em 2009.

O país terá dois representantes no boulder: a estreante Camila Macedo no feminino e, no masculino, Pedro Nicoloso, que disputa seu terceiro mundial e teve como melhor colocação o 58o. na edição de 2012, que também foi disputada em Paris.

Na prova de dificuldade, também chamada de guiada, o objetivo é ir o mais alto possível em uma parede de 15m. Os escaladores têm uma quantidade limitada de tempo (seis minutos nas classificatórias e oito nas semifinais e finais) em sua tentativa. Nas fases decisivas, os participantes não têm nenhum conhecimento prévio do trajeto e também não vêem as tentativas dos atletas anteriores. Há apenas uma observação coletiva de seis minutos antes do início da competição.

Na boulder, o mais importante é a dificuldade da escalada e não a altura. O atleta participa da prova sem a utilização de equipamentos de segurança. As paredes têm no máximo 4m de altura e a única proteção são colchões infláveis que ficam no solo.

Na categoria velocidade o objetivo é ser o mais rápido a chegar ao topo de uma parede de 15m de altura em rotas absolutamente idênticas para todos os competidores. Na primeira fase, cada escalador tem duas tentativas, das quais apenas o melhor tempo é levado em conta. Classificam-se os 16 melhores, que duelam depois em confrontos de mata-mata das oitavas-de-final até a decisão.

Será possível acompanhar ao vivo o Mundial pelo canal da IFS (Federação Internacional de Escalada Esportiva) no youtube. Segue a programação da competição, no horário de Brasília:

QUARTA-FEIRA

4h – 11h – Eliminatórias da categoria boulder masculino

5h – 10h – Eliminatórias da categoria dificuldade feminino

5h – 10h – Eliminatórias da categoria dificuldade paralímpica

QUINTA-FEIRA

4h – 11h30 – Eliminatórias da categoria dificuldade masculino

4h – 9h – Eliminatórias da categoria dificuldade paralímpica – rota 2

5h – 10h – Eliminatórias da categoria boulder feminino

SEXTA-FEIRA

6h – 8h30 – Eliminatórias da categoria velocidade masculino e feminino

13h30 – 16h30 – Finais da categoria dificuldade paralímpica RP3, AU2, AL2, RP1, RP2, B2

14h – 16h30 – Semifinal da categoria dificuldade feminina

14h – 16h30 – Semifinal da categoria boulder masculina

SÁBADO

4h – 6h30 – Semifinal da categoria boulder feminina

4h – 6h30 – Semifinal da categoria dificuldade masculina

12h – Cerimônia de abertura

12h30 – 14h – final da categoria boulder masculina

14h – 14h30 – final da categoria dificuldade paralímpica B1

15h15 – 16h – final da categoria velocidade masculina

16h – 17h – final da categoria dificuldade feminina

DOMINGO

7h – 8h30 – final da categoria boulder feminina

8h30 – 9h – final da categoria dificuldade paralímpica AL2

9h45 – 10h30 – final da categoria velocidade feminina

10h30 – 11h30 – final da categoria dificuldade masculina

 

Fernando Gavini
Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em​ Escalada

Centro de Treinamento de Escalada Esportiva se recupera após incêndio e receberá a etapa de Curitiba da Copa do Mundo de Escalada
Anja Köhler consegue terceiro top-40 da carreira e iguala melhor marca pessoal em uma Copa do Mundo de escalada com desempenho em Bali
Anja Köhler abre temporada com 42º lugar na prova guiada na etapa de Wujiang, na China, da Copa do Mundo de escalada
Anja Köhler vai abrir o ano para a escalada brasileira, disputando a prova guiada em etapa da Copa do Mundo da modalidade na China