Brasil desembarca na China para a disputa do Mundial Juvenil

Equipe brasileira será representada na competição por oito atletas, com idades entre 13 e 18 anos

A seleção brasileira de escalada esportiva já está na China para participar do Campeonato Mundial Juvenil da modalidade, que será realizado na cidade de Guiyang. O evento organizado pela Federação Internacional de Escalada Esportiva (IFSC) terá início na próxima quinta-feira (22) e seguirá em disputa até o dia 31, reunindo centenas de atletas de diversos países do planeta.

+ SIGA O CANAL DO OTD NO WHATSAPP

Nesta edição, o Brasil contará com a participação de oito representantes: André Macedo e Mariana Hanggi, na categoria Sub-20, Laura Timo, Luis Guilherme Ziolkowski, Gabriel Papp e Emmanuel Gallina, no Sub-18, e Giulia Solera e Raul de Morais, no Sub-16. Todos os jovens atletas irão participar das modalidades Boulder e Guiada.

Mariana Hanggi, de 17 anos, é a veterana do grupo com três participações no Mundial Juvenil, em 2021, 2022 e 2023 “Nos últimos dois mundiais fiquei bem perto de uma vaga na semifinal, terminando em 28º. Quero este ano ganhar mais algumas posições, avançar de fase e quem sabe brigar por uma vaga na final”, falou a paranaense. Além disso, ela possui títulos no Sul Americano Juvenil e nos Jogos Sul-Americanos da Juventude.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Jovens estreantes na delegação

Giulia Solera e Raul de Morais são os mais jovens da delegação, ambos estreando em eventos internacionais. Giulia, de 14 anos, tem dupla nacionalidade e mora em Chicago, nos Estados Unidos. Nos eventos nacionais, ela escolheu representar o estado de Goiás, terra natal da sua família brasileira. Já Raul, com apenas 13 anos, se sente realizando um sonho de infância: “Quando eu era mais novo sempre sonhei em vestir a camisa da seleção brasileira e disputar um Mundial. Hoje eu estou aqui na China e quero dar o meu melhor”, falou.

Outro destaque é o atleta de Brasília, Emmanuel Gallina, que também disputará seu primeiro Mundial Juvenil. O atleta entrou pela primeira vez para a seleção brasileira neste ano, depois de bons resultados nacionais. Ele chega na China motivado depois de conquistar o título brasileiro juvenil no último mês de julho: “Fiquei muito feliz de ser o campeão brasileiro juvenil de Boulder este ano. Eu treinei muito pra isso e essa vitória me motivou ainda mais para buscar um bom resultado no Mundial”, contou o candango.

*Com informações da Confederação Brasileira de Escalada

Victor Fardin
Jornalista capixaba formado na PUC-SP e amante dos esportes olímpicos e paralímpicos.

Mais em​ Escalada

Centro de Treinamento de Escalada Esportiva se recupera após incêndio e receberá a etapa de Curitiba da Copa do Mundo de Escalada
Anja Köhler consegue terceiro top-40 da carreira e iguala melhor marca pessoal em uma Copa do Mundo de escalada com desempenho em Bali
Anja Köhler abre temporada com 42º lugar na prova guiada na etapa de Wujiang, na China, da Copa do Mundo de escalada
Anja Köhler vai abrir o ano para a escalada brasileira, disputando a prova guiada em etapa da Copa do Mundo da modalidade na China