Equipe sub-20 vai participar de Training Camp na Itália

Nesta segunda-feira (22), a seleção brasileira sub-20 de escalada embarcou rumo à Itália para participar de training camp

A equipe brasileira de escalada esportiva sub-20 embarcou nesta segunda-feira (22) para a Itália. Lá, os atletas vão ficar 11 dias participando de um Training Camp, com sessões conduzidas pelo técnico Roberto Bagnoli, da Federação Italiana. O time vai estar sob a supervisão de Anderson Gouveia, coordenador de desenvolvimento esportivo, que será  auxiliado pelo assistente de analista de performance, Danilo Caruso. 

O Training Camp vai oferecer uma imersão em escalada de alto nível para os jovens atletas. Além disso, serve como preparação para o principal evento internacional do ano da categoria, o Campeonato Mundial Juvenil. A Associação Brasileira de Escalada Esportiva (ABBE) acredita que iniciativas como essa são fundamentais para elevar o nível dos resultados internacionais a longo prazo.

“Dessa vez, vamos ter um Training Camp diferente, vamos passar alguns dias com o treinador Roberto Bagnoli da Itália, técnico do time juvenil italiano. A ideia é ter outras visões e opiniões sobre nossos jovens atletas. Esses eventos de pré-temporada são muito importantes para o desenvolvimento dos jovens atletas e é uma oportunidade para poderem treinar em estruturas similares às encontradas em eventos internacionais e outros atletas da mesma faixa de idade”, comentou Anderson Gouveia.

A equipe começa o Training Camp na cidade de Prato, concentrando-se exclusivamente no treinamento da modalidade escalada Boulder. Em seguida, o time participa de um simulado em conjunto com os atletas da seleção juvenil da Itália, em Bergamo. Por fim, encerram a jornada de treinos na cidade de Milão, farão sessões de treinos de Guiada.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Os convocados

Para essa experiência internacional, o Brasil vai contar com Mariana Hanggi (PR), Laura Timo (MG), Giulia Solera (GO), João Felipe Barbosa (RJ), Gabriel Papp (SP), Emmanuel Galina (DF),  Luis Guilherme Ziolkowski (PR) e Raul de Morais (PR). 

Entre os atletas, Mariana Hanggi, Laura Timo, João Felipe Barbosa, Gabriel Papp e Luís Guilherme têm experiência em participações anteriores no Campeonato Mundial de Escalada Juvenil e já participaram do primeiro Training Camp Internacional da categoria em 2023. Além disso, Mariana representou o Time Brasil na estreia da Escalada Esportiva nos Jogos Pan-Americanos em Santiago, Chile. Por outro lado, Emmanuel e Raul estreiam em eventos internacionais como atletas da seleção brasileira.

*Com informações da Associação Brasileira de Escalada Esportiva (ABBE)

Adielson de Barros
Jornalista recifense formado na Faculdade Boa Viagem apaixonado por futebol e grandes histórias. Trabalhando no movimento olímpico e paralímpico desde 2022.

Mais em​ Escalada

Centro de Treinamento de Escalada Esportiva se recupera após incêndio e receberá a etapa de Curitiba da Copa do Mundo de Escalada
Anja Köhler consegue terceiro top-40 da carreira e iguala melhor marca pessoal em uma Copa do Mundo de escalada com desempenho em Bali
Anja Köhler abre temporada com 42º lugar na prova guiada na etapa de Wujiang, na China, da Copa do Mundo de escalada
Anja Köhler vai abrir o ano para a escalada brasileira, disputando a prova guiada em etapa da Copa do Mundo da modalidade na China