Anja Köhler fica em nono lugar no mundial juvenil de escalada

Brasileira termina eliminatórias do lead sub-20 em 12º e busca vaga na final ainda neste sábado.

Anja Köhler, de apenas 19 anos, conseguiu por enquanto o melhor resultado do Brasil no mundial juvenil de escalada. Depois de ficar em 12º lugar nas eliminatórias da escalada guiada (lead), ela terminou a semifinal em 10º lugar e ficou muito próxima de uma vaga na final. Já Felipe Ferreira Pinto ficou em 57º e está eliminado da disputa.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK

Na primeira tentativa das eliminatórias disputadas no sábado (19), a brasileira ficou em 13º marcando 23 pontos. Em seguida, ela foi um pouco melhor ficou em 11º, ao marcar 27+. Finalmente, através a fórmula matemática utilizada na escalada guiada, ela conseguiu 12.23 de pontuação.

Já no domingo (20) Anja conseguiu alcançar a agarra 24 e chegou a fazer o movimento para a próxima, mas sofreu queda, recebendo 24+ como pontuação. Apenas sete competidoras chegaram na agarra seguinte e pelo desempate que levou em consideração a etapa classificatória, Anja ficou com a nona posição.

Já Felipe Ferreira Pinto ficou em 57º na disputa sub-20 do Lead. Ele marcou apenas 9 pontos na primeira tentativa e conquistou a 50ª posição parcial. Em seguida, com 7 pontos ele ficou em 62º lugar. Na fórmula matemática da escalada guiada, ele marcou 56.51.

Anja Köhler confirmada em Santiago-2023

A Associação Brasileria de Escalada Esportiva (ABEE) divulgou nesta sexta-feira os atletas classificados para os Jogos Pan-Americanos de Santiago de 2023. Todos brasileiros que estavam no ranking mundial da modalidade forem convocados.

No masculino, o time será composto pelos paulistas Felipe Ho (24), Mateus Bellotto (20) e Rodrigo Hanada (20). No feminino, a paranaense Mariana Hanggi (16), medalha de Ouro nos Jogos Sul-Americanos da Juventude, a carioca Bianca Castro (34) e a catarinense Anja Köhler (19) integram a equipe. O time Boulder & Guiada terá a companhia do paranaense Pedro Egg (22), único classificado brasileiro na prova de Velocidade.

+ Guia Olímpico da Escalada para Paris-2024

A Escalada Esportiva fará sua estréia em uma edição dos Jogos Pan-Americanos em Santiago. A modalidade terá como palco o Parque Cerrillos, e acontecerá entre os dias 21 e 24 de outubro e irá classificar 4 atletas diretamente para os Jogos Olímpicos de Paris 2024. Os grandes favoritos para as vagas, porém, são os atletas dos Estados Unidos e Canadá, com Equador podendo surpreender em algumas categorias.

(Com informações da Associação Brasileira de Escalada Esporitva; matéria atualizada com o resultado da semifinal)

Mateus Nagime
Interessado em cinema, esporte, estudos queer e viagens. Se juntar tudo isso melhor ainda. Mestrando em Estudos Olímpicos na IOA. Estive em Tóquio 2020.

Mais em​ Santiago 2023Escalada

Centro de Treinamento de Escalada Esportiva se recupera após incêndio e receberá a etapa de Curitiba da Copa do Mundo de Escalada
Anja Köhler consegue terceiro top-40 da carreira e iguala melhor marca pessoal em uma Copa do Mundo de escalada com desempenho em Bali
Anja Köhler abre temporada com 42º lugar na prova guiada na etapa de Wujiang, na China, da Copa do Mundo de escalada
Anja Köhler vai abrir o ano para a escalada brasileira, disputando a prova guiada em etapa da Copa do Mundo da modalidade na China