Felipe Ho e Thais Makino vencem o Brasileiro de Boulder 2020

Thais Makino confirma favoritismo e é campeã no feminino, enquanto Felipe Ho vence pela primeira vez o Brasileiro de Escalada Boulder 2020

No último final de semana foi realizado em São Paulo, no ginásio Casa de Pedra Perdizes, o Campeonato Brasileiro de Escalada Boulder 2020. No total, foram 58 atletas inscritos na competição Pro e Felipe Ho e Thais Makino sagraram-se campões nacionais.

O evento ainda teve cinco atletas no paraclimbing para a primeira competição nacional da modalidade. Contudo, o Brasileiro de Escalada de Velocidade não pode ser realizado.

A disputa até chegou a ser iniciada, mas a previsão de chuva para o domingo em São Paulo se confirmou. Como a parede de velocidade instalada na Casa de Pedra Perdizes é ao ar livre, a organização foi forçada a interromper as tentativas e desmontar todo o equipamento eletrônico de medição de tempo.

Depois de cerca de uma hora, o tempo abriu e as tentativas foram retomadas. Ainda deu tempo de concluir as tomadas de tempo no feminino, mas a chuva voltou ainda mais forte e com vento, molhando as agarras e forçando o cancelamento da etapa.

A etapa de velocidade agora está sendo negociada para acontecer em Curitiba, junto ao Brasileiro de Dificuldade, que acontece no dia 14 de Novembro no ginásio Campo Base.

O primeiro título

No masculino, o atleta Felipe Ho, de São Paulo, conquistou o seu primeiro título na modalidade Boulder. O atleta já havia batido na trave em outras duas oportunidades, ficando com o vice campeonato, mas dessa vez o lugar mais alto do pódio foi dele.

Nas qualificatórias, disputadas na sexta (23), Felipe Ho terminou em primeiro lugar, empatado com 3 outros atletas: Jean Ouriques (MG), Jonas Leffeck (SC) e Renan Denardo (SP); todos com 5 Tops e 5 Zonas na primeira tentativa.

Felipe Ho Brasileiro de Escalada Boulder 2020
Pódio masculino na competição Pro Foto: Carol Coelho

Os 20 melhores classificados passaram para a semifinal no sábado (24), que teve boulders bem mais duros e disputa acirrada para selecionar os 6 finalistas.

Na semi, apenas Felipe Ho conseguiu fazer top nos 4 boulders, classificando-se em primeiro para a final. Jean Ouriques, mesmo com o joelho machucado, fez 3 tops e 4 zonas, ficando em segundo na classificação da fase.

Mateus Belloto (SP), de 17 anos, ficou na terceira colocação, garantindo sua segunda final consecutiva na modalidade, com 3 Tops e 4 Zonas, mas com mais tentativas para Top que Jean. Em quarto veio Samuel Silva (SP), de 17 anos, estreando em finais Pro, seguido por Jonas Leffeck e Pedro Egg (PR), de 19 anos, também estreante em finais.

Na grande final, Felipe Ho começou bem com um Top na primeira tentativa no primeiro boulder. Manteve a liderança com mais 2 Tops de primeira no segundo e quarto boulders. Jean Ouriques veio em segundo, também com 3 Tops e 3 Zonas, porém em mais tentativas. Em terceiro ficou Samuel Silva, conquistando seu primeiro pódio na categoria na modalidade Boulder.

Pedro Egg, que estreava em competições Pro da modalidade, levou o prêmio de Melhor Atleta Estreante pelo seu sexto lugar na competição.

Mais um

No feminino, com apenas duas fases, as qualificatórias foram mais pesadas para selecionar as 6 finalistas. Nessa fase quem passeou, e surpreendeu de forma positiva a todos, foi a atleta juvenil Clara Viegas (MG) de 19 anos. Ela dominou a qualificatória, sendo a única atleta a fazer 4 dos 5 boulders.

Em segundo lugar ficou Thais Makino (SP), com 3 Tops e 3 Zonas, seguida por Bianca Castro (RJ) com 2 Tops e 3 Zonas. Em quarto lugar, ficou a grande surpresa da final, a atleta mineira Laura Timo, de apenas 13 anos. Ela foi seguida por Deborah Albuquerque (RJ), também estreante na categoria e em finais, e fechando as 6 classificadas ficou Patrícia Antunes (MG).

+ Com estreia olímpica em Tóquio, calendário de 2021 é divulgado

Thais Makino Brasileiro de Escalada Boulder 2020
Pódio feminino na categoria Pro Foto: Carol Coelho

Na final a disputa foi acirrada até o último boulder e o título foi decidido em tentativas para Top. Thais Makino acabou levando a melhor e conquistando o seu quarto título Brasileiro de Boulder (2020, 2018, 2016 e 2012), com Bianca Castro em segundo e Clara Viegas ficando com a terceira colocação.

Deborah Albuquerque terminou em quarto lugar e foi premiada como a Melhor Atleta Estreante da categoria em Boulder.

Paraclimbing dá espetáculo

No Paraclimbing, 5 atletas divididos em 4 categorias diferentes escalaram 3 boulders na primeira disputa paraclimbing da modalidade.

Felipe Ho e Thais Makino vencem o Brasileiro de Escalada Boulder 2020
Competição de escalada teve a primeira disputa de paraclimbing Foto: Carol Coelho

Na categoria com mais atletas, a AL2 Masculino, para amputados de perna, Luciano Frazão (DF) e Gustavo Santos (PR) se enfrentaram mais uma vez, com Gustavo dessa vez levando a melhor com um Top surpreendente de costas para a parede no segundo boulder.

Na categoria RP3, para atletas com comprometimento de força, Marina Oliveira (SP) foi a única representante e conseguiu fazer 3 Tops.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

Colaboração OTD

Mais em​ Escalada

Centro de Treinamento de Escalada Esportiva se recupera após incêndio e receberá a etapa de Curitiba da Copa do Mundo de Escalada
Anja Köhler consegue terceiro top-40 da carreira e iguala melhor marca pessoal em uma Copa do Mundo de escalada com desempenho em Bali
Anja Köhler abre temporada com 42º lugar na prova guiada na etapa de Wujiang, na China, da Copa do Mundo de escalada
Anja Köhler vai abrir o ano para a escalada brasileira, disputando a prova guiada em etapa da Copa do Mundo da modalidade na China