Atletas da escalada aprovam adiamento dos Jogos Mundiais

Atletas comemoram a mudança, que visa impedir uma conflito de dadas com os Jogos de Tóquio

Os atletas da escalada comemoraram a confirmação de que a 11ª edição dos Jogos Mundiais foi adiada para 2022. Prevista para acontecer em Birmingham, nos Estados Unidos, o evento estava marcado para o mesmo período das novas datas dos Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2021.

Com a mudança das Olímpiadas para o ano que vem, a Associação Internacional dos Jogos Mundiais e o Comitê Organizador de Birmingham divulgaram que os Jogos Mundiais também sofrerão uma alteração no seu cronograma. Dessa forma, a competição está confirmada para ocorrer entre os dias 7 e 17 de julho de 2022.

+Tóquio admite usar Vila Olímpica como hospital na pandemia

O adiamento foi bastante comemorado pelos atletas de escalada. Isso porque, o esporte, que será estreante em Jogos Olímpicos em Tóquio, também faz parte dos Jogos Mundiais desde a 7ª edição, realizada em 2005. Dessa forma, caso não houvesse uma mudança, o evento nos EUA sofreriam uma enorme redução no interesse por parte dos atletas.

O adiamento foi aprovado de maneira unânime em votação entre todas as autoridades envolvidas. O resultado foi comemorado por Marco Scolaris, presidente da Federação Internacional de escalada.

+ SIGA O OTD NO FACEBOOKINSTAGRAMTWITTER E YOUTUBE

“Os escaladores adoram os Jogos Mundiais: o primeiro grande evento esportivo que acolheu nosso esporte já em 2005. Também precisamos expressar nossa gratidão aos líderes de Birmingham e seu Comitê Organizador pela pontualidade em encontrar uma solução após o adiamento dos Jogos Olímpicos”, confirmou.

Desde a última edição dos Jogos Mundiais, realizada em 2017, em Wroclaw, na Polônia, a escalada vem sendo disputada em três categorias: velocidade, Boulder e Via Guiada. Estas serão as mesmas que serão competidas em Tóquio.

João Varella

Mais em​ Tóquio 2020Escalada

Centro de Treinamento de Escalada Esportiva se recupera após incêndio e receberá a etapa de Curitiba da Copa do Mundo de Escalada
Anja Köhler consegue terceiro top-40 da carreira e iguala melhor marca pessoal em uma Copa do Mundo de escalada com desempenho em Bali
Anja Köhler abre temporada com 42º lugar na prova guiada na etapa de Wujiang, na China, da Copa do Mundo de escalada
Anja Köhler vai abrir o ano para a escalada brasileira, disputando a prova guiada em etapa da Copa do Mundo da modalidade na China