Time Brasil é definido para competir no Campeonato Mundial

Felipe Ho, Thais Makino, Cesar Grosso e Bianca Castro serão os representantes brasileiros no Mundial de escalada

Com a realização da primeira etapa do Campeonato Brasileiro de Dificuldade e Velocidade, e o fim do primeiro semestre, a comissão técnica da ABEE pode se dedicar à tarefa de fechar a lista dos atletas selecionados para o Time Brasil no segundo semestre de 2019, assim como definir os representantes do país no próximo Campeonato Mundial em Tóquio, daqui a cerca de um mês.

Seleção Brasileira

O Time Brasil de escalada selecionado para o segundo semestre seguiu os critérios definidos em circular de Abril de 2018, que tem por base a classificação do Ranking de Avaliação. Os critérios são puramente matemáticos e levam em conta os melhores resultados dos atletas nos últimos 12 meses. Os 5 melhores ranqueados no feminino e no masculino integram a seleção. Na última atualização, de 18 de Junho, que foi a base dessa convocação, os 5 melhores foram os seguintes:

Masculino

Felipe Ho, Cesar Grosso, Jean Ouriques, Pedro Nicoloso e Pedro Avelar.

Feminino

Thais Makino, Camila Macedo, Patrícia Antunes, Bianca Castro e Luana Riscado.

Os 3 primeiros do Ranking fazem parte do Time A, que tem direito à manutenção de atletas. Os selecionados no Time A masculino são Felipe Ho, Cesar Grosso e Jean Ouriques e no feminino Thais Makino, Camila Macedo e Patrícia Antunes.

Convocados para o Mundial
Com a seleção brasileira de escalada definida e convocada a comissão técnica seguiu para a difícil tarefa de convocar os atletas que representarão o Brasil no Campeonato Mundial em agosto no Japão. A escolha levou em conta os critérios já definidos em circular no mês de abril, tendo como ponto de partida o orçamento disponível para o envio dos atletas e comissão técnica de apoio.

Com base nas prioridades de orçamento, a diretoria e comissão definiram que o número de atletas a ser enviados seria de 2 no masculino e 2 no feminino. Como definido na circular, nessa situação, os primeiros do Ranking de Avaliação masculino e feminino já garantem a vaga: Felipe Ho e Thais Makino. Os outros dois atletas foram definidos por critério técnico da comissão, levando em conta, principalmente, as chances de trazer o melhor resultado possível no combinado das 3 modalidades. Sob essa visão a comissão técnica decidiu por levar Cesar Grosso no masculino e Bianca Castro no feminino.

No decorrer da semana a Comissão Técnica deve anunciar também os convocados para representar o Brasil no Campeonato Mundial Juvenil de escalada, em Arco.

João Fraga

Mais em​ Escalada

Centro de Treinamento de Escalada Esportiva se recupera após incêndio e receberá a etapa de Curitiba da Copa do Mundo de Escalada
Anja Köhler consegue terceiro top-40 da carreira e iguala melhor marca pessoal em uma Copa do Mundo de escalada com desempenho em Bali
Anja Köhler abre temporada com 42º lugar na prova guiada na etapa de Wujiang, na China, da Copa do Mundo de escalada
Anja Köhler vai abrir o ano para a escalada brasileira, disputando a prova guiada em etapa da Copa do Mundo da modalidade na China