Conheça o critério das vagas da Escalada para Tóquio

A Escalada terá 36 vagas em disputa, que serão distribuídas durante o Campeonato Mundial, Seletiva Olímpica e Campeonatos Continentais

Com menos de 20 meses para os Jogos Olímpicos de Tóquio, esta será a primeira vez que a Escalada Esportiva estará representada. A modalidade já tinha aparecido por duas vezes nos Jogos Olímpicos da Juventude, em 2014 e agora em 2018. Em 2020, serão dois eventos combinados (masculino e feminino) das três modalidades: Boulder, Velocidade e Dificuldade.

Número de Vagas

A Escalada Esportiva terá 40 atletas selecionados para os Jogos Olímpicos. Todavia, duas vagas já estão garantidas para o país sede, o Japão; outras duas serão para atletas convidados pela Comissão Tripartite. Essa comissão é formada pelos Comitês Olímpicos Nacionais, o Comitê Olímpico Internacional e o Federação Internacional de Escalada (IFSC). Assim, sobram 36 vagas para disputa, com o limite de quatro vagas por país (2 homens e 2 mulheres).

Esse modelo garante, pelo menos, 11 nações representadas nos Jogos. A definição dos atletas acontecerá nos eventos seletivos já divulgados pela IFSC. Abaixo, portanto, é possível conferir quais serão os eventos e quantas vagas eles darão nos Jogos Olímpicos.

Eventos Seletivos para os Jogos Olímpicos

Campeonato Mundial de Escalada (Agosto de 2019): 14 vagas – O primeiro evento a distribuir vagas será o Campeonato Mundial de Escalada, que em 2019 acontecerá em Hachioji, Tóquio. Serão 14 vagas distribuídas entre os 7 primeiros atletas de cada naipe, com o limite de quatro atletas por país.

Seletiva Olímpica (Novembro e Dezembro de 2019): 12 vagas – O próximo evento será a Seletiva Olímpica, que acontecerá na cidade francesa de Toulose. A competição será disputada no modelo olímpico (combinado) e também com 40 atletas. Participarão os 20 atletas de cada naipe melhor ranqueados durante o Campeonato Mundial e que ainda não vaga em Tóquio. Os seis primeiros de cada naipe garantem a vaga, respeitando o limite de atletas por país.

Eventos Continentais (Fevereiro a Maio de 2020): 10 vagas – As últimas vagas serão distribuídas nos eventos continentais: Europeu, Asiático, Africano, Oceania e Pan-americano. Os primeiros atletas de cada naipe nos destes campeonatos garantem a vaga. Caso os primeiros colocados já tenham tenham vaga via Campeonato Mundial ou Seletiva Olímpica, o próximo atleta mais bem colocado e ainda não classificado herda a vaga.

Rafael Augusto
Cobri os Jogos Olímpicos Rio 2016. Trabalhei no apoio jornalístico das Copas do Mundo Fifa de 2014 e 2018. Documentarista de “O caminho suave”. Outras produções fílmicas: “EstatiCidade”, “Marcelo Rezende – contador de histórias”, “Sala de estar”, “Azul” e “A entrevista”. Experiência na área de esporte e política, com passagens pela TV Band, Portal da Band e pelo Jornal Gazeta de Santo Amaro.

Mais em​ Escalada

Centro de Treinamento de Escalada Esportiva se recupera após incêndio e receberá a etapa de Curitiba da Copa do Mundo de Escalada
Anja Köhler consegue terceiro top-40 da carreira e iguala melhor marca pessoal em uma Copa do Mundo de escalada com desempenho em Bali
Anja Köhler abre temporada com 42º lugar na prova guiada na etapa de Wujiang, na China, da Copa do Mundo de escalada
Anja Köhler vai abrir o ano para a escalada brasileira, disputando a prova guiada em etapa da Copa do Mundo da modalidade na China