Os atletas brasileiros, que passam boa parte do ano no exterior para a disputa de competições internacionais, certamente convivem com a dúvida sobre a melhor forma de receber as premiações que ganham pelos resultados obtidos. 

Depois de falar sobre como é possível gastar menos numa viagem internacional e sobre como ir assistir aos Jogos de Paris-2024 da forma mais barata possível, o Olimpíada Todo Dia traz também uma sugestão sobre a maneira mais econômica e cômoda para receber valores em dinheiro no exterior.

Mais uma vez, a resposta é a conta internacional. Com ela, o atleta, que receber alguma premiação no exterior, não precisa pagar os custos de uma transferência entre bancos de países diferentes, nem pegar o dinheiro em espécie para depois trocá-lo numa casa de câmbio.

Para receber os prêmios de uma competição disputada no exterior, o atleta precisa apenas passar os dados bancários para a organização do evento e ter o valor depositado diretamente na conta corrente internacional.

“É muito mais seguro e mais barato. Além disso, o dinheiro fica disponível imediatamente na conta internacional para realizar compras no exterior, se precisar. E, chegando no Brasil, ou ele faz a conversão para ter os reais e gastar aqui ou ele já pode deixar uma quantia na conta internacional para gastos futuros, fazer compras on-line ou usar em competições futuras”, explica a especialista Fernanda Cerqueira, agente de câmbio da Abrão Filho. 

Os custos serão maiores se, ao invés de usar a conta internacional, a opção for fazer a transferência por bancos tradicionais ou corretoras de câmbio. Nesses casos, o spread é maior, podem haver cobranças contratuais, de swift e até de corretagem.

Nenhum desses custos existem na conta internacional. Na Abrão Filho, o spread é abaixo do mercado, de apenas 2%, e o IOF é de 0,38% para fazer a conversão da moeda estrangeira em reais.

Para abrir uma conta internacional é fácil. O usuário precisa apenas baixar o aplicativo da Abrão Filho no celular e fazer um cadastro rápido. “Em até dois dias úteis a conta é aprovada e você já pode utilizá-la. Não tem custo de abertura, nem de manutenção”, instrui Fernanda. Com a conta criada, é só abastecer com US$ 30,00 para solicitar o cartão de débito. A primeira via é gratuita e fica pronta em até 15 dias. Daí é só aproveitar para utilizar sua conta e cartão*internacional. O cartão pode ser usado em todos os locais que aceitam a bandeira Mastercard e também para sacar moedas internacionais em caixas ATM’s da rede Cirrus

Fernando Gavini
Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em​ AtletismoGinástica de TrampolimSaltos OrnamentaisBadmintonGinástica RítmicaSoftbolBasqueteGolfeSurfeBeisebolHandebolTaekwondoBoxeHipismoTênisCanoagem SlalomTênis de MesaBreakingCanoagem VelocidadeJudôTiro com ArcoCaratêLevantamento de PesoTiro EsportivoCiclismo BMXWrestlingTriatloCiclismo de PistaMaratona AquáticaVelaCiclismo EstradaNado ArtísticoVôleiNataçãoVôlei de PraiaEscaladaPentatlo ModernoSkateEsgrimaPolo AquáticoFutebolRemoBasquete 3 x 3Dicas de viagemGinástica ArtísticaRúgbi

Brasil vai ao pódio com Luiza Fontanive, Hamilton Yamane e Lucas Romanski no primeiro dia de finais do WTT Youth Contender Monteria
Brite anota 32 pontos em vitória de Bauru por 89 a 85, eliminando o São Paulo nas quartas de final do NBB
Corinthians ganha de Ourinhos por 74 a 60 fora de casa e chega a 10 vitórias em 12 jogos na Liga de Basquete Feminino
Brandonn Almeida foi o destaque do dia no Brasileiro de Inverno, enquanto o Minas segue dois ouros a frente do Pinheiros