Maior vencedor do handebol teve três bandeiras diferentes

Andrey Lavrov foi campeão olímpico pela União Soviética, pela Comunidade dos Estados Independentes e pela Rússia

Maior medalhista da história do handebol em Jogos Olímpicos, Andrey Lavrov subiu ao pódio por três bandeiras diferentes. Foi campeão em Seul-1988 pela União Soviética e em 1992 pela Comunidade dos Estados Independentes. Depois, foi ouro e bronze pela Rússia, respectivamente, em Sydney-2000 e Atenas-2004.

Nascido em Krasnodar em 26 de março de 1962, o goleiro Andrey Lavrov estreou em Jogos Olímpicos em Seul-1988. Pela primeira vez desde Munique-1972, a seleção campeã ganhou todos os jogos para conquistar o título. Para levar a medalha de ouro, a União Soviética bateu a surpreendente Coreia do Sul na final por 32 a 25.

Andrey LAvrov comemora conquista dos Jogos de Sydney
Andrey Lavrov comemora a medalha de ouro em Sydney-2000 (Getty Images)

Em dezembro de 1991, a União Soviética, que reunia 15 repúblicas (Armênia, Azerbaijão, Bielorrússia, Estônia, Geórgia, Cazaquistão, Quirguistão, Letônia, Lituânia, Moldávia, Rússia, Tajidquistão, Turcomenistão, Ucrânia e Uzbequistão), chegou ao fim. Não havia, no entanto, tempo hábil para que os países competissem de forma independente dos Jogos Olímpicos de Barcelona-1992. Por conta disso, os atletas da extinta União Soviética competiram sob a bandeira olímpica na que foi chamada de Comunidade dos Estados Indepentes (CEI).

E foi sob a bandeira olímpica que Andrey Lavrov conquistou seu segundo ouro olímpico. Para chegar ao título, a CEI venceu todos os seus seis jogos para ser campeã. Na final, a vitória foi apertada sobre a Suécia, que tinha conquistado o Mundial de 1990 em cima da União Soviética: 22 a 20.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NOINSTAGRAM E NO FACEBOOK

Já competindo pela Rússia, Andrey Lavrov foi campeão mundial em 1993 e vice-campeão europeu em 1994. Por conta disso, os russos chegaram a Atlanta-1996 cotados para ir ao pódio mais uma vez. Mas as previsões falharam.

Na estreia da Rússia em Jogos Olímpicos, a equipe foi derrotada por Croácia e Suécia na primeira fase e terminou em terceiro lugar no Grupo A. Com isso, disputou o quinto lugar contra o Egito, que derrotou por 29 a 26. A medalha de ouro foi conquistada pelos croatas, que venceram a Suécia por 27 a 26 na decisão.

Apesar do fracasso em Atlanta, a Rússia foi campeã europeia em 1996, ganhou o Mundial de 1997 e foi vice em 1999. Com 38 anos, Andrey Lavrov disputou sua quarta Olimpíada em Sydney-2000. O goleiro foi homenageado ao ser escolhido como porta-bandeira da Rússia na cerimônia de abertura dos Jogos.

Andrey LAvrov foi porta bandeira da Rússia em 2000
Andrey Lavrov levou a bandeira da Rússia em Sydney-2000 (Getty Images)

Apesar de ter perdido para a Alemanha por 25 a 23, a Rússia venceu os outros quatro jogos e terminou em primeiro lugar no Grupo A. Depois, bateu a Eslovênia (33 a 22) nas quartas de final, a Iugoslávia por 29 a 26 na semi e a Suécia na decisão por 28 a 26.

Na decisão, os suecos chegaram ao intervalo vencendo por 14 a 13. No segundo tempo, perdiam por 16 a 14 quando Andrey Lavrov começou a fazer uma série de defesas espetaculares. Com isso, a Rússia conseguiu marcar sete gols seguidos e virou o placar para 21 a 16. Depois disso, o adversário ainda tentou reagir, diminuiu a vantagem, mas terminou perdendo por dois gols de diferença.

+ CONHEÇA O BLOG CURIOSIDADES OLÍMPICAS

Foi uma derrota decepcionante para a Suécia, que pela terceira vez seguida ficou com a medalha de prata, enquanto a Rússia conquistou seu primeiro título olímpico no handebol como nação independente. Já Andrey Lavrov se tornou o primeiro atleta da modalidade a conquistar três medalhas de ouro.

Em Atenas-2004, Andrey Lavrov disputou sua quinta e última Olimpíada aos 42 anos. Desde 2000, a Rússia não subia ao pódio em competições internacionais. A última vez havia sido com o vice-campeonato europeu quatro anos antes dos Jogos. Por conta disso, os russos, apesar de respeitados, não estavam na lista dos favoritos.

Andrey LAvrov tenta a defesa
Andrey Lavrov jogou mais de 320 jogos pela seleção russa (Getty Images)

Os resultados da primeira fase deixaram isso ainda mais claro. Com apenas duas vitórias em cinco jogos, a Rússia se classificou para as quartas de final em quarto lugar para enfrentar a França, que venceu todos os jogos do Grupo A e passou à fase seguinte na primeira colocação.

Nas quartas de final, no entanto, a Rússia superou as expectativas e eliminou a França com uma vitória por 26 a 24. Na semifinal, no entanto, não foi possível surpreender a Alemanha, que se impôs por 21 a 15.

Eliminada da disputa pelo título, a Rússia jogou pelo bronze contra a Hungria e venceu por 28 a 26. Assim, Andrey Lavrov se despediu dos Jogos Olímpicos no pódio ao conquistar sua quarta medalha em cinco edições disputadas.

Com três medalhas de ouro e uma de bronze, Andrey Lavrov se aposentou em 2005 e atualmente é vice-presidente da Federação Russa de handebol.

Fernando Gavini
Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em​ HandebolHeróis OlímpicosCuriosidades olímpicas

Jogando em casa, os pinheirenses não deram chances aos catarinenses e venceram com placar elástico de 47 a 24
Brasil vence o Egito por 32 a 28 no segundo amistoso, com o objetivo de formar um time competitivo para o ciclo olímpico
Brasil é derrotado no primeiro de dois amistosos contra o Egito, com um placar apertado de 30 a 27
A seleção brasileira enfrenta o Egito duas vezes, no Cairo, com o primeira delas nesta quinta-feira (8), às 10h (horário de Brasília). Já o segundo compromisso entre os países acontecerá no sábado (10), às 12h