Diamond League cancela 3 etapas e anuncia novo formato

Entre as etapas canceladas está o torneio Finals, que seria na Suíça. Além disso, atletas não ganharão pontos na Diamond League em 2020

Com a explosão da pandemia de coronavírus no mundo todo, o calendário do atletismo foi bastante afetado, incluindo o cancelamento de vários Meetings. Assim, a Diamond League anunciou nesta terça-feira (12) um calendário provisório para o segundo semestre de 2020, com um novo formato de competição.

Os organizadores confirmaram que não haverá competições de atletismo em julho e na primeira quinzena quinzena de agosto. Assim, a nova data de abertura do calendário será 14 de agosto, quando Mônaco está programado para sediar seu evento. Além disso, a temporada não terminará em setembro, como planejado originalmente, e será estendida até outubro.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

A Diamond League de 2020, no entanto, terá um formato diferente do usual. Não haverá uma série de eventos que levam a uma final, como geralmente é o caso. Portanto, os atletas não ganharão pontos na Diamond League nesta temporada e não haverá o torneio Finals em Zurique, na Suíça. A cidade foi confirmada como sede dos próximos dois Finals, em 2021 e 2022.

Assim, foram cancelados os Meetings de Rabat (31 de maio, suspenso em março), Londres (4 de julho) e Zurique (9-11 setembro).

“Dadas as discrepâncias atuais em oportunidades de treinamento e viagens, seria impossível garantir condições equitativas e um sistema de qualificação justo durante 2020”, disse a Diamond League em nota.

Vale lembrar que a World Athletics (federação internacional de atletismo) já havia anunciado o congelamento dos índices olímpicos para Tóquio até 1º de dezembro.

+World Athletics pressionada a rever congelamento dos índices

Além disso, cada um dos Meetings revisará e anunciará o formato de sua competição e quais disciplinas serão incluídas dois meses antes do evento, para dar tempo aos atletas para se prepararem mentalmente e ajustarem o treinamento para a competição.

Confira o novo calendário da Diamond League:

Em agosto:
14 – Mônaco (Mônaco)
16 – Gateshead (Inglaterra)
23 – Estocolmo (Suécia)

Em setembro:
2 – Lausanne (Suíça)
4 – Bruxelas (Bélgica)
6 – Paris (França) – a ser confirmado
17 – Roma/Nápoles (Itália)
19 – Shanghai (China)

Em outubro:
4 – Eugene (Estados Unidos)
9 – Doha – Catar
17 – China (cidade a ser anunciada)

Fernanda Zalcman

Mais em​ AtletismoCoronavírus

Foi na repescagem, mas o Brasil fez sua melhor marca da temporada para vencer a prova do 4x400m e garantir vaga no Mundial em Tóquio
4x100m e 4x400m masculino beliscam vagas em suas provas, mas erros na terceira perna comprometem classificação; Domingo conta com repescagem valendo vaga no Mundial de Atletismo
Brasil irá disputar quatro provas no Mundial de Revezamentos, em busca de vagas no Mundial de Ateltismo de 2025
Após vencer em Kingston e os 400m com barreiras em Miami, Alison dos Santos fechou com vitória nos 400m rasos e segundo título de etapa