As instalações do Centro de Treinamento Olímpico, no Rio de Janeiro, deverão receber 100% de energia renovável. Nesta quinta-feira (15), o Comitê Olímpico do Brasil (COB) e a Neoenergia anunciaram a parceria que vai reduzir cerca de 100 toneladas de CO2, dióxido de carbono, até o fim deste ano.
“Ter energia elétrica 100% renovável no CT, por meio da Neoenergia, é mais um avanço e um impacto importante em nossas operações. Estamos trabalhando para fortalecer a cultura de sustentabilidade em todos os níveis do COB, no cotidiano dos nossos colaboradores, nos processos de trabalho, nos eventos realizados e nas missões”, disse Emanuel Rego, diretor-geral do COB.
O CT Olímpico já é abastecido por energia limpa desde abril através de rede elétrica. Toda a energia limpa gerada vem do Complexo Eólico do Oitis, localizado entre o Piauí e a Bahia. Além disso, o COB deve economizar cerca de R$ 1,4 milhões em gastos elétricos. Inicialmente, o acordo segue até o final de 2025. No entanto, existe expectativa de ampliação.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
A iniciativa faz parte do compromisso do COB com o movimento Esporte pela Ação Climática (Sports for Climate Action – S4CA). Este acordo visa diminuir ou compensar em 50% as emissões de gases de efeito estufa da organização até 2030
Esporte feminino
Além da parceria com o COB, a Neoenergia também também fomenta o esporte feminino. Atualmente, a empresa patrocina atletas mulheres por meio do Time Neoenergia, que conta com: Ana Vitória Magalhães, a Tota (ciclismo); Ana Marcela (águas abertas); Celine Bispo (natação); Antonia Silva (futebol); Bia Souza (judô) e outras.
“Nossa parceria com o COB representa a união de duas marcas sólidas que posicionam o esporte brasileiro como uma das principais referências em sustentabilidade. Nossa estratégia de marketing está alinhada a um modelo de negócio que valoriza duas agendas importantes da sociedade contemporânea: a sustentabilidade e a igualdade de oportunidades”, declarou Lorenzo Perales, diretor de marketing da Neoenergia.