COB realiza eleições gerais nesta quinta-feira, no Rio de Janeiro

Comitê Olímpico do Brasil realiza eleições nesta quinta-feira, que definirá novo presidente e vice da entidade

O Comitê Olímpico do Brasil (COB) realiza nesta quinta-feira (03) eleições para presidente, vice-presidente e oito integrantes do Conselho de Administração. A eleição ocorrerá no Centro de Treinamento da entidade, na Zona Oeste do Rio de Janeiro (RJ), a partir das 9h30 (horário de Brasília). Paulo Wanderley e Alberto Maciel Júnior; e Marco Antônio La Porta e Yane Marques formam as duas chapas inscritas para os cargos principais, com mandato que irá de janeiro de 2025 até dezembro de 2028.

+ SIGA O NOSSO CANAL NO WHATSAPP

Todos os candidatos passaram por duas checagens para terem a candidatura oficializada, uma documental e outra de integridade. Atualmente, a Assembleia Geral do COB é composta pelos 34 presidentes das Confederações Olímpicas de Verão e Inverno filiadas ao COB; pelos dois membros brasileiros do Comitê Olímpico Internacional (COI) – Andrew Parsons e Bernard Rajzman; e por 19 representantes da Comissão de Atletas.

Além dos cargos de Presidente e Vice-presidente, serão escolhidos sete membros do Conselho de Administração representantes das Entidades Nacionais de Administração do Desporto (ENADs) filiadas integrantes dos programas olímpicos de Verão e de Inverno e um membro independente do Conselho de Administração pelos próximos quatro anos.

Polêmica na corrida eleitoral

Antes mesmo de ser iniciada, esta eleição já deu muito o que falar. A candidatura de Paulo Wanderley foi motivo de muita discussão ao longo da corrida eleitoral. Ele é o atual presidente do COB e assumiu o comando da entidade em 2017, após renúncia de Carlos Arthur Nuzman, de quem era vice-presidente. Em 2020, PW concorreu à eleição e saiu vencedor, iniciando um novo mandato a partir de 2021, que permanece em vigor até os dias atuais – será encerrado no ano que vem.

Diversos atletas e grupos, como a Pacto pelo Esporte, a Comissão de Atletas do COB e a Atletas pelo Brasil; e políticos, como o deputado federal Luiz Lima (PL-RJ), questionaram a regularidade da candidatura. Para eles, há o descumprimento do próprio estatuto do COB e do Artigo 18-A da Lei Pelé, que prevê o limite máximo de oito anos no cargo de liderança da entidade. A preocupação é que um novo mandato de Paulo Wanderley possa culminar no cancelamento de recursos públicos para o COB.

A Comissão Eleitoral liberou a candidatura, se apoiando nas aprovações dos Comitês de Conformidade e de Ética do COB, que deram aval à chapa de Wanderley. Os comitês entendem que o seu primeiro mandato como dirigente ocorreu em 2020 e, dessa forma, um novo mandato do dirigente estaria de acordo com a legislação.

Conselho de Administração

O Conselho de Administração é o responsável pela definição da estratégia e pelas boas práticas de governança dentro do COB. É composto, além do membro independente, pelo presidente do COB; pelos membros brasileiros do COI; pelos presidentes e pelo vice-presidente da Comissão de Atletas; e por sete presidentes das Entidades Nacionais de Administração do Desporto filiadas ao COB.

Os presidentes de ENADs que concorrem na eleição aos sete assentos no Conselho de Administração são:

  • ⁠⁠Ernesto Teixeira Pitanga (Triathlon)
  • Felipe Tadeu Moreira Lima do Rêgo Barros (Handebol)
  • Flavio Cabral Neves (Wrestling)
  • ⁠Flavio Padaratz (Surf)
  • ⁠João Luiz Araújo da Cruz (Tiro com Arco)
  • ⁠Jodson Gomes Edington Junior (Tiro Esportivo)
  • ⁠José Roberto Santini Campos (Badminton)
  • ⁠Karl Anders Ivar Pettersson (Desportos na Neve)
  • ⁠Magali Moreira de Souza Oliveira (Remo)
  • ⁠Patric Machado Tebaldi (Dança Desportiva)
  • ⁠Radamés Lattari Filho (Voleibol)
  • ⁠Rafael Girotto (Canoagem)

O Membro Independente do Conselho de Administração é aquele que não mantém ou manteve nos últimos dois anos qualquer vínculo econômico ou jurídico com entidades do Sistema Nacional do Desporto, bem como seus parentes, afins ou consanguíneos, até o segundo grau.

Os candidatos inscritos para essa vaga são:⁠⁠

  • Daniela Rodriguez de Castro
  • ⁠Ricardo Leyser Gonçalves
  • ⁠Willian Miotto Nadir

*Com informações do Comitê Olímpico do Brasil (COB)

Wesley Felix
Paulistano de 23 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri a Universíade de Chengdu, o Pan de Santiago-2023, a Olimpíada de Paris-2024 e a Paralimpíada de Paris-2024.

Mais em​ COB

Em entrevista no tapete vermelho do Hall da Fama, Ricardo Sdei disse o que o público pode esperar da marca em Milão Cortina-2026
Daiane dos Santos, Edinanci Silva, Gustavo Kuerten e Afrânio Costa gravaram suas marcas na história do esporte brasileiro
Adidas anuncia acerto com o Comitê Olímpico do Brasil para vestir atletas brasileiros até os Jogos Olímpicos de LA-2028
Após Panam aceitar dossiê, Rio de Janeiro e Niterói estão oficialmente na disputa para sediar os Jogos Pan-Americanos e Parapan-Americanos