Começa eleição para a nova Comissão de Atletas do COB

Pleito vai de segunda até quarta-feira com 62 atletas confirmados na disputa pelas 25 vagas visando o ciclo entre 2021 e 2024

A eleição dos novos integrantes da Comissão de Atletas do COB (Comitê Olímpico do Brasil), a CACOB, começou nesta segunda (9) e vai escolher 25 integrantes para o ciclo entre 2021 e 2024. O processo termina na quarta (11).

O pleito tem 62 candidatos, sendo 32 mulheres e 30 homens. Serão eleitos 21 atletas que tenham participado dos Jogos Olímpicos Londres 2012, Sochi 2014, Rio 2016 ou PyeongChang 2018, além de outros quatro que tenham participado exclusivamente de Jogos anteriores a 2012.

Estão aptos a votar na eleição para a Comissão de Atletas do COB atletas olímpicos que tenham participado de pelo menos uma das duas últimas edições dos Jogos Olímpicos de Inverno (2014 e 2018) ou de Verão (2012 e 2016).

Três votos

Cada eleitor um terá, obrigatoriamente, três votos: um em um candidato do sexo feminino e outro do masculino para eleger um candidato que tenha participado de pelo menos uma das duas últimas edições dos Jogos, e um terceiro voto para eleger quem tenha participado exclusivamente de Jogos Olímpicos anteriores a 2012.

Criada em 2009, a CACOB teve participação histórica na eleição do COB em outubro. Com direito à 12 votos, os atletas foram decisivos na escolha do presidente, vice e membros do conselho administrativo da entidade. A partir desse próximo ciclo, 19 deles terão poder decisório.

Missão

A Comissão de Atletas do COB tem como objetivos estabelecer um ambiente de discussão e oferecer sugestões, recomendações ou informações sobre quaisquer assuntos relacionados com o Movimento Olímpico.

Além disso, representar direitos e interesses dos atletas olímpicos, incentivar a presença feminina no esporte, apoiar o desenvolvimento da educação dos jovens através do esporte, dentre outros.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

Tem, ainda, a responsabilidade de examinar questões relativas aos atletas olímpicos, manter contato constante com outras comissões de atletas nacionais e internacionais, apresentar sugestões nas questões referentes ao controle de dopagem, fazer indicação para eleição da Comissão de Atletas do COI, além de elaborar o relatório anual da Comissão de Atletas do COB e divulgar deliberações e ações em andamento.

Colaboração OTD

Mais em​ COB

Daiane dos Santos, Edinanci Silva, Gustavo Kuerten e Afrânio Costa gravaram suas marcas na história do esporte brasileiro
Adidas anuncia acerto com o Comitê Olímpico do Brasil para vestir atletas brasileiros até os Jogos Olímpicos de LA-2028
Após Panam aceitar dossiê, Rio de Janeiro e Niterói estão oficialmente na disputa para sediar os Jogos Pan-Americanos e Parapan-Americanos
COB realiza ações para aumentar número de mulheres treinadoras. Em Assunção-2025, 30% das comissões técnicas serão femininas