Lauro Chaman conquista a prata no Mundial de Estrada

No contrarrelógio, Lauro Chaman ficou com o vice no Mundial de Ciclismo de Estrada em Maniago

O ciclista Lauro Chaman (classe C5) conquistou, nesta sexta-feira, 3, a medalha de prata na prova contrarrelógio no Campeonato Mundial de Ciclismo de Estrada em Maniago, na Itália. A competição começou nesta quinta-feira, 2, e se estende até o dia 5 de agosto.

Com o tempo de 34m07s97, o brasileiro garantiu o segundo lugar na prova, que teve como campeão o holandês Daniel Abraham Gebru, que finalizou a prova em 33m26s80.

Lauro é o atual campeão mundial na prova de resistência e já conquistou este ano uma medalha de ouro na etapa da Bélgica da Copa do Mundo de Paraciclismo de Estrada 2018, assumindo a primeira colocação provisória na classificação geral. Nos Jogos do Rio 2016, ele foi medalhista com uma prata e um bronze.

Esta é a segunda competição que vale pontos em busca da classificação para os Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020, a primeira foi o Mundial de Ciclismo de Pista, em março deste ano, no Rio de Janeiro. Os eventos são organizados pela União Internacional de Ciclismo (UCI).

O Brasil está representado por oito atletas: Lauro Chaman (classe C5), Soelito Gohr, (classe C5), André Grizante (classe C4), Victor Herling (classe C2), Marcos Ribeiro (classe C1), Eduardo Ramos Pimenta (classe H3), Jady Malavazzi (classe H3), Marcia Ribeiro Fanhani (classe B – Tandem).

Ao todo, participam desta competição 347 atletas de 43 países: África do Sul, Alemanha, Argentina, Áustria, Bélgica, Bielorrússia, Brasil, Canadá, China, Colômbia, Coréia do Sul, Croácia, Dinamarca, Emirados Árabes, Eslovênia, Eslováquia, Espanha, Estados Unidos, Finlândia, França, Grã-Bretanha, Grécia, Guiana, Holanda, Hungria, Indonésia, Irlanda, Itália, Japão, Letónia, Malásia, Nova Zelândia, Peru, Polônia, Portugal, República Checa, Romênia, Rússia, Suíça, Suécia, Ucrânia e Venezuela.

Confira a programação dos atletas brasileiros:

Sábado 04/08 – prova de resistência

Jady Malavazzi (WH3)
Eduardo Ramos Pimenta (MH3)
Domingo 05/08 – prova de resistência
Lauro Chaman (MC5)
Soelito Gohr (MC5)
André Grizante (MC4)
Victor Herling (MC2)
Marcos Ribeiro (MC1)
Marcia Fanhani (Tandem B) / Camila Coelho (piloto)

Time São Paulo 

O atleta Lauro Chaman é integrante do Time São Paulo, parceria entre o CPB e a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo que beneficia 62 atletas e seis atletas-guia de dez modalidades.

João Fraga

Mais em​ Paralimpíada Todo DiaCiclismo Estrada

ESCEMA e APACE duelarão pelo título do Regional Nordeste de Futebol de Cegos às 9h30; Mais cedo, às 8h, NEACEP e ACEP/ICCE disputam o bronze
Brasil começa bem na etapa de Maniago da Copa do Mundo de paraciclismo e conquista um ouro, uma prata e três bronzes
A derrota de Vinícius Costa para o indiano Sivarajan Solaimalai impediu o duelo dele com o compatriota Vitor Tavares na semifinal do Internacional do Bahrein de Parabadminton
A goiana Thais Severo conquistou o título das duplas mistas do Elite de Lasko ao lado de Boris Travnicek. A medalha de ouro foi conquistada com cinco vitórias e apenas dois sets perdidos