Brasil fatura cinco medalhas na Copa do Mundo de Maniago

Brasil começa bem na etapa de Maniago da Copa do Mundo de paraciclismo e conquista um ouro, uma prata e três bronzes
Victoria Barbosa conquistou a medalha de ouro na classe C1 feminina na etapa de Maniago da Copa do Mundo de paraciclismo
Victoria Barbosa conquistou a medalha de ouro na classe C1 feminina na etapa de Maniago da Copa do Mundo de paraciclismo (Juan Benavent/CBC)

Ao fim dos dois dias de disputa das provas de contrarrelógio na etapa de Maniago da Copa do Mundo de paraciclismo estrada, o Brasil comemorou a conquista de cinco medalhas: ouro com Victoria Barbosa no C1, prata com Jéssica Messali na H3 e bronze com Lauro Chaman no C5, Gilmara do Rosário no H2 e Jady Malavazzy na H3. A competição continua no sábado e no domingo com as provas de resistência.

+ SIGA O CANAL DO OLIMPÍADA TODO DIA NO WHATSAPP

A única medalha de ouro na Copa do Mundo de paraciclismo até agora foi conquistada por Victoria Barbosa. A brasileira foi a única inscrita na categoria C1 feminina e só precisava completar a prova para colocar a dourada no peito. E foi isso que ela fez ao percorrer os 16,2 km do percurso em 33min26s.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOKFACEBOOK E BLUESKY

Na categoria handibike H3, teve dobradinha do Brasil. Jessica Messali, que também compete no triatlo paralímpico, conquistou a prata com o tempo de 28min59s, apenas dois segundos a frente da compatriota Jady Malavazzi, que ficou com o bronze. A campeã foi a francesa Anais Vicent, que cravou 28min31s.

Na handbike H2,  Gilmara do Rosário ficou com o bronze. Ela completou o percurso em 51min47s, atrás das italianas Roberta Amadeu, ouro com 38min30s e Simona Canipari, prata com 51min19s.

Para completar, Lauro Chaman foi bronze na C5 masculina da Copa do Mundo de paraciclismo. Ele percorreu 24,1km em 30min29s. A disputa pelo ouro foi apertada e o holandês Daniel Gebru venceu com 30min06s, seguido pelo austríaco Josef Lasser que marcou 30min10s.

Outros resultados da Copa do Mundo de paraciclismo

Entre os demais brasileiros que participaram do contrarrelógio na Copa do Mundo de paraciclismo, Mariana Garcia foi a 6ª colocada na WH3 e Josiane Nowacki finalizou em 10º na WH4. No masculino, Marcos Melo ficou em 11º na MH2, Ulisses Freitas em 17º na MH4, e na MH5, Marcos Moura e Renan Fonseca cruzaram em 9º e 10º lugares, respectivamente. No triciclo masculino MT2, Adriano Matunaga terminou em 9º.

Nas categorias da Classe C, Sabrina Custódia ficou em 5º na WC2, Amanda Antunes foi a 8ª colocada na WC3, e Carlos Soares terminou em 7º na MC1. Victor Luise foi o 10º na MC2. Na tandem, Bruno Bonfim e Eriberto Medeiros (piloto) finalizaram em 17º no masculino, enquanto Bianca Garcia e Lara Marinho (piloto) terminaram em 9º no feminino.

Fernando Gavini
Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em​ Paralimpíada Todo DiaCiclismo Estrada

ESCEMA e APACE duelarão pelo título do Regional Nordeste de Futebol de Cegos às 9h30; Mais cedo, às 8h, NEACEP e ACEP/ICCE disputam o bronze
A derrota de Vinícius Costa para o indiano Sivarajan Solaimalai impediu o duelo dele com o compatriota Vitor Tavares na semifinal do Internacional do Bahrein de Parabadminton
A goiana Thais Severo conquistou o título das duplas mistas do Elite de Lasko ao lado de Boris Travnicek. A medalha de ouro foi conquistada com cinco vitórias e apenas dois sets perdidos
Cátia Oliveira, ao lado de Joyce de Oliveira, conquistou seu segundo ouro no evento da Eslovênia. Brasileiras cederam apenas um set durante toda a campanha