Lauro Chaman ganha 20ª medalha mundial da carreira

Com prata no contrarrelógio no Mundial de paraciclismo estrada, Lauro Chaman chega a 20 medalhas mundiais na carreira

Na manhã desta segunda-feira (23), o Brasil ganhou sua primeira medalha no Mundial paraciclismo estrada em Zurique, na Suíça. Lauro Chaman, maior nome da história brasileira na modalidade garantiu sua vigésima medalha em Mundiais, somando estrada e pista. Ele terminou em segundo lugar na disputa do contrarrelógio da classe C5, ficando atrás apenas do holandês Daniel Abraham, atual campeão paralímpico da prova.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIKTOK E FACEBOOK

Na disputa do contrarrelógio em Zurique, os atletas percorreram uma distância de 29,9km. Lauro Chaman fez um bom início de prova, conseguindo o melhor tempo na parcial inicial após 10,4km de prova. Ao final, o brasileiro terminou com um tempo de 40min40s33. O holandês Daniel Abraham, atual bicampeão paralímpico da prova, fez as melhores parciais nos últimos dois terços da prova e concluiu a distância em 40mins35s90 para levar o seu sexto título mundial. Assim, Lauro terminou com a medalha de prata, menos de cinco segundos atrás do campeão. O bronze ficou com Yehor Dementev, da Ucrânia, com um tempo de 41min04s31.

A prata em Zurique é a 20ª medalha de Lauro Chaman em Campeonatos Mundiais. No paraciclismo estrada, o paulista agora tem dois ouros, quatro pratas e três bronzes. Já em mundiais de paraciclismo pista, Lauro tem um ouro, quatro pratas e seis bronzes em sua carreira. Lembrando que ele ainda disputa a prova de resistência no Mundial de Zurique, podendo aumentar o seu rol de medalhas.

Longe do pódio no C4

O Brasil também teve dois representantes no contrarrelógio da classe C4, mas ambos terminaram longe do pódio. André Luiz Grizante foi o 17º colocado com um tempo de 50min19s87, enquanto Gabriel Ribeiro foi o 18º, com 53min01s08. A França fez o pódio completo da prova, com o ouro indo para Mattis Lebeau, com 40min49s60. Medalha de prata para Kevin le Cunff (41min05s85), com Gatien le Rousseau (41min54s18) terminando em terceiro lugar.

Gabriel Gentile
Jornalista formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e viciado em esportes

Mais em​ Paralimpíada Todo DiaCiclismo Estrada

Vitor Tavares segue embalado em 2025 e estreou vencendo com facilidade o alemão Dalya Seleman no Internacional do Bahrein. Já Vinícius Costa e João Gabriel Carbajal perderam nesta quarta-feira (14)
No segundo dia do Mundial de judô paralímpico, o Brasil faturou quatro medalhas de ouro, quatro de prata e uma de bronze
A atleta Cátia Oliveira conquistou o título da competição na Eslovênia. Três brasileiras participaram de finais nesta quarta-feira (14) no Elite de Lasko de Tênis de Mesa Paralímpico e ela foi a única que ganhou o ouro
Após um primeiro jogo memorável, a ACEP/ICCE conquistou sua segunda vitória no Regional Nordeste de Futebol de Cegos