Fechando as competições no último dia de Pan-americano de ciclismo de pista, nesse domingo (06), o melhor resultado de um brasileiro foi com Lauro Chaman. Entre 16 ciclistas que foram ao Paraguai para a disputa da prova de eliminação, o brasileiro fechou em quarto lugar. Mesmo competindo entre paralímpicos, Lauro mostrou que pode figurar entre os melhores do continente, logo na sua primeira competição olímpica.
O último dia de provas teve, além da prova de Lauro, finais no Madison feminino, contrarrelógio masculino, Keirin Feminino e Madison masculino. Assim, a prova do ciclista brasileiro, como o próprio nome diz, elimina um ciclista a cada duas voltas. Então, o vencedor, não tem medição de tempo, apenas, quem cruza a linha antes que o adversário que sobrou na pista.
Lauro ficou atrás de Jacob Zuñiga (CHI), que ficou com a terceira colocação, Jordan Arley Arias (COL), que foi o último eliminado e foi prata, e Brendan Rhim (EUA), que foi o vencedor. “Muito grato por tudo em minha vida, sempre vou seguir sonhando”, escreveu o ciclista em suas redes sociais, mostrando o resultado do dia.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK, FACEBOOK E BLUESKY
Além de Lauro, outros brasileiros estiveram no velódromo paraguaio. O time com Alice Leite de Melo e Nicole Borges fez -21 pontos e ficou em sétimo no Madison. A vitória foi para Colômbia, com 49 pontos, com Estados Unidos (42) em segundo e Canadá (9) em terceiro. Na versão masculina, os ciclistas Otávio Gonzelli e Luan Carlos Silva fizeram 6 pontos e ficaram com o sexto lugar.
Mesma colocação de João Victor da Silva, no contrarrelógio 1000m, que finalizou com o tempo de 1min01s815. O atleta de Trinindad e Tobago, Nicholas Paul, venceu com 59s729. Por fim, a única prova sem brasileira foi no Keirin Feminino.