Madison movimenta segundo dia do Campeonato Brasileiro

Provas de madison marcam segundo dia de disputas do Campeonato Brasileiro, enquanto paraciclismo define contrarrelógio

O segundo dia do Campeonato Brasileiro de Ciclismo de Pista, disputado no Velódromo Olímpico, distribuiu medalhas em todas as categorias. Os atletas da elite e sub-23 competiram na madison masculino e feminino e também disputaram a fase classificatória da prova de velocidade individual, enquanto os paraciclistas definiram os campeões da prova contrarrelógio.

Na prova madison da categoria elite feminino, prevaleceu a experiência e a força. A dupla formada pelas ciclistas Wellyda Rodrigues e Alice Melo dominaram a prova e garantiram a medalha de ouro para a equipe Abec/Rio Claro com 105 pontos.

+ Vitória Rosa e Juliana Campos brilham na abertura do Ibero-Americano

A dupla da equipe Santos Cycling Team/Fupes, formada pelas atletas Ana Paula Casetta e Taise Benato, terminaram com 23 pontos e ficaram com a medalha de prata. Gabriela da Costa e Talita da Luz, da equipe Liga de Ciclismo Campos Gerais, somaram 16 pontos e fecharam o pódio em terceiro.

Disputa masculina

O ritmo seguiu acelerado na madison masculino. Os atletas enfrentaram 30km distribuídos em 120 voltas no velódromo. Ao todo, foram 12 chegadas intermediarias que somaram pontos para selecionar as duplas mais rápidas do país.

A medalha de ouro ficou com os irmãos Fábio Dalamaria e Ricardo Dalamaria (Clube de Ciclismo Só Pedal) que somaram 54 pontos e comemoraram o quarto título nacional da prova, seguidos por Armando Camargo e Luan Carlos (Indaiatuba Cycling Team) com 37 pontos. Cristian Egidio e Kacio Freitas (Swift Carbon Pro Cycling Brasil) completaram o pódio em terceiro com 36 pontos.

madison masculino no brasileiro de ciclismo pista
Disputa do madison masculino (Foto: Luis Cláudio Antunes/CBC)

“É uma emoção muito grande competir em um Velódromo Olímpico. Sempre que entramos nesta pista, aqui no Rio de Janeiro, trazemos lembranças muito boas de treinamentos com a seleção e outros momentos que tivemos a oportunidade de acompanhar nos Jogos da Rio 2016. Então, poder competir e conquistar uma medalha de ouro aqui dentro tem um gostinho especial”, destacou Ricardo Dalamaria.

Paraciclismo

No paraciclismo, Gilce Cortes e Talita da Luz (Piloto) conquistaram a primeira colocação na prova do 1km contrarrelógio para a categoria tandem. Entre os homens a vitória ficou com Marcelo Lemos e Pedro Miguel (Piloto).

Nas categorias C1 a C5, os campeões foram: Carlos Alberto Soares (Associação Deficientes Fisicos do Estado de Goias), na MC1; Victor Luise (Planeta Pedal), na MC2; Jose Nildo, na MC3; Elielson Rodrigues (União Metropolitana Paradesportiva de Maringá), na MC4 e Johnatan Mineiro (Paraciclismo Taubaté/EPT), na MC5.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

“Fico emocionada em poder conquistar uma das primeiras medalhas de ouro do campeonato. Competir no velódromo do Rio de Janeiro sempre foi um sonho distante e hoje estou muito emocionada por estar aqui, dando o meu melhor e saindo com mais um título”, comentou Gilce Cortês, campeã do 1km contrarrelógio na tandem.

A prova de 500m contrarrelógio contou com a vitória de Sabrina Custódia (São José Ciclismo/Instituto Athlon) na categoria WC2 e Christiane da Silva (Wild Cycling) na WC3. Amanda Antunes de Paiva (Santos Cycling Team/Fupes) venceu na WC4 e Ana Raquel Montenegro ficou com o título na WC5.

Colaboração OTD

Mais em​ Ciclismo de Pista

Lauro Chaman beliscou o pódio no último dia do Pan de Ciclismo de pista entre atletas convencionais, chegando em quarto no último dia de prova
Medalhista paralímpico na Rio-2016, Lauro Chaman está disputando o seu primeiro Pan para atletas sem deficiência
Competindo com atletas sem deficiência, medalhista paralímpico terminou com o 9º lugar no Pan-Americano de ciclismo de pista
Na competição de ciclismo de pista no Paraguai, o país participou das disputas por equipes de perseguição e velocidade, além da final no scratch feminino