Brasileiro de Ciclismo de Pista começa neste domingo

Competição é a principal do calendário nacional e terá a presença dos velocistas da seleção no velódromo de Indaiatuba, no interior de São Paulo

A partir do próximo domingo (2), atletas do Ciclismo de Pista masculino e feminino entram na disputa pelo título do Campeonato Brasileiro, no Velódromo Municipal de Indaiatuba, em São Paulo. O evento, que também soma pontos para o ranking mundial, segue até sábado (8), reunindo atletas do ciclismo olímpicos e paralímpico distribuídos em mais de dez categorias oficiais.

Os ciclistas das categorias de base (Infanto-juvenil, Juvenil e Junior) iniciam os treinamentos livres no sábado (1). As provas começam no domingo e seguem até terça-feira. Na quarta, será aberto o treinamento das categorias Elite/Sub-23 e Paraciclismo. A programação completa pode ser acessada aqui.

Um dos destaques na competição será a presença dos velocistas da seleção brasileira. Recentemente o grupo conquistou a medalha de bronze no Campeonato Pan-Americano de Aguascalientes e chega motivada para a disputa do Brasileiro.

Para Kacio Freitas, atualmente o brasileiro melhor posicionado no ranking UCI, o campeonato é sempre uma referência para a nova e antiga geração. “O brasileiro é sempre uma referência para o nosso planejamento. Treinamos praticamente o ano inteiro pensando nessa prova. Atualmente estou competindo fora do país e estarei chegando poucos dias antes da competição para brigar mais uma vez pelo título”, declarou o atleta.

Provas do Campeonato Brasileiro de Ciclismo de Pista

O principal torneio da temporada em Indaiatuba terá a realização de dez provas. A organização irá priorizar as seis provas do programa olímpico: Perseguição Por Equipes (Team Pursuit), Velocidade por Equipes (Team Sprint), Keirin, Velocidade (Sprint), Madison e Omnium.

As provas de Perseguição Individual (Individual Pursuit), 1 KM / 500m Contrarrelógio, Scratch e Pontos (Points Race), apesar de estarem inscritas na programação de algumas categorias, poderão sofrer alterações ou até exclusão da programação em casos específicos ou de força maior.

Rafael Augusto
Cobri os Jogos Olímpicos Rio 2016. Trabalhei no apoio jornalístico das Copas do Mundo Fifa de 2014 e 2018. Documentarista de “O caminho suave”. Outras produções fílmicas: “EstatiCidade”, “Marcelo Rezende – contador de histórias”, “Sala de estar”, “Azul” e “A entrevista”. Experiência na área de esporte e política, com passagens pela TV Band, Portal da Band e pelo Jornal Gazeta de Santo Amaro.

Mais em​ Ciclismo de Pista

Lauro Chaman beliscou o pódio no último dia do Pan de Ciclismo de pista entre atletas convencionais, chegando em quarto no último dia de prova
Medalhista paralímpico na Rio-2016, Lauro Chaman está disputando o seu primeiro Pan para atletas sem deficiência
Competindo com atletas sem deficiência, medalhista paralímpico terminou com o 9º lugar no Pan-Americano de ciclismo de pista
Na competição de ciclismo de pista no Paraguai, o país participou das disputas por equipes de perseguição e velocidade, além da final no scratch feminino