Brasil domina Pan com ouros de Andinho e Priscilla Stevaux

No Campeonato Pan-Americano de Ciclismo BMX, na Colômbia, Priscilla Stevaux e Anderson Ezequiel, o Andinho, conquistaram a medalha de ouro para o Brasil

Pelo Campeonato Pan-Americano de BMX, em Medelín, na Colômbia, o Brasil contou com a participação de cinco atletas nesta sexta-feira (20). Na disputa da categoria elite, Priscilla Stevaux, no feminino, e Anderson Ezequiel, no masculino, conquistaram o título continental para o país.

Na final masculina, o Brasil contou com dois representantes, Anderson Ezequiel e Renato Rezende. Na largada da prova, cada brasileiro teve um caminho diferente. Rezende acabou se envolvendo em um acidente com mais três ciclistas e perdeu as chances de pódio.

Já Anderson, que vive um bom momento com título brasileiro e bronze no Campeonato Mundial, teve um excelente começo, conseguiu saltar para a liderança e a manteve durante toda a prova, conquistando o título do Pan-Americano de BMX masculino.

“Acredito que é a primeira vez que fizemos isso, de conquistar o título no masculino e feminino, isso nos deixa muito feliz. Agradeço a todos que torceram por nós e estiveram aqui para acompanhar o campeonato”, comentou Anderson.

No feminino a competição foi feita de uma maneira diferente. Um dos maiores nomes da modalidade, a colombiana Mariana Pajón, que dá nome a pista do Pan-Americano e é atual bicampeã olímpica, não participou da competição por lesão. Pela quantidade de atletas participantes, ao invés de ser uma eliminatória até a final e o título ficar com a vencedora da decisão, a disputa foi feita por um sistema de pontuação.

Na decisão, Priscilla Stevaux conseguiu uma ótima largada e assumiu a liderança logo no começo. Com um bom ritmo, a brasileira não foi ameaçada por nenhuma competidora, cruzando a linha de chegada em primeiro. Com o resultado da final, Priscilla confirmou o título do torneio feminino do Pan-Americano.

“É a primeira vez que sou Campeã continental, estou muito feliz. A pista nos exige muito a parte técnica, principalmente a parte dos saltos, mas eu tenho uma boa técnica nessa quesito. Estou muito feliz pelo título no masculino e feminino, precisávamos disso para o Brasil”, comentou Priscilla.

Na semifinal 

No masculino, Renato Rezende esteve presente na primeira bateria semifinal. Com um início muito ruim, o brasileiro acabou ficando a primeira parte da prova entre a sexta e sétima colocação. Contudo, com um reação incrível na segunda parte e principalmente na reta final, Rezende conseguiu se classificar entre os quatro colocados para a decisão.

Na segunda bateria, Anderson Ezequiel conseguiu liderar de ponta a ponta. Com uma boa largada, o atleta brasileiro conseguiu pular na frente dos demais concorrentes e ficou na primeira colocação até cruzar a linha de chegada, se garantindo na final do Pan-Americano de BMX.

Final Júnior

No torneio Júnior Feminino, Maitê Barreto fez uma boa competição. A brasileira chegou a decisão contra seis atletas da Colômbia e uma venezuelana. Na final, com uma excelente largada, Maitê se colocou no pelotão da frente, onde permaneceu até o fim e conseguiu terminar no quarto lugar. Victor Hugo Kurtz, no masculino, não conseguiu se classificar para as finais da competição.

Copa Latino Americana

Depois dos resultados pelo Pan-Americano de Ciclismo BMX, os brasileiros não vão poder descansar. Já neste sábado (21), os cinco atletas já voltam para a mesma pista, na Colômbia, para a disputa da Copa Latino Americana.

Paulo Chacon

Mais em​ Ciclismo BMX

Nas categorias de elite, Priscilla Stevaux e Lucas Zimmermann fizeram resultados iguais, chegando na 5ª colocação de cada gênero
Além da vitória de Paola Reis e do bronze de Pedro Queiroz, teve dobradinha do Brasil na categoria júnior do Pan-Americano de BMX
Agora a Prefeitura do Rio, junto da Confederação Brasileira de Ciclismo, trabalhará para quea pista seja um local de treinamento para atletas
Atleta revelação, Gustavo foi finalista olímpico em Paris, aos 21 anos, com grande desempenho.