Brasileiros chegam confiantes para disputa do Mundial em Baku

Priscilla Stevaux e Renato Rezende fazem parte da delegação brasileira que compete no Campeonato Mundial de BMX 2018. Confira o que os atletas falaram!

Começou, nesta terça-feira (5), o Campeonato Mundial de BMX 2018. Entre os principais nomes do Brasil, estão a dona do 13º lugar no ranking mundial feminino e um atleta que se recuperou de uma grave lesão e está de volta às pistas em 2018. Priscilla Stevaux e Renato Rezende não escondem as altas expectativas para a competição em Baku, no Azerbaijão.

“Pudemos ter a experiência de andar na pista antes dos treinos oficiais, o que garante para a gente uma maior confiança. Com certeza me sinto o mais preparada possível para o Campeonato Mundial e espero bons resultados”, considerou Priscilla em entrevista ao Olimpíada Todo Dia, a respeito do camping apoiado pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB).

“A expectativa é muito grande, venho treinando muito. A lesão do meu pé já faz um tempo, então consegui me recuperar 100% dela”, refletiu Renato. “Espero representar muito bem o Brasil”, completou.

As disputas da elite masculina e feminina, porém, acontecem somente a partir de sexta-feira (8). Além de Priscilla e Renato, o Brasil também será representado por Anderson Ezequiel, Paola Reis e Julia Alves. Victor Hugo Kurtz será o representante do país na categoria júnior. O torneio do Azerbaijão termina no sábado (9).

Entre os principais adversários do Mundial, Renato Rezende aponta os franceses e os holandeses, sem citar nomes específicos, lembrando que a competição é “muito aberta”. Já Priscilla Stevaux coloca o peso da disputa nos próprios ombros.

“Eu acredito que minha maior adversária será eu mesma, tentando me superar a cada volta, tendo a cabeça no lugar e me concentrando na minha largada, que é minha maior dificuldade. Tirando isso, todas as atletas são adversárias”, disse.

Calendário 2018

Após o Campeonato Mundial de BMX, as atenções dos atletas se voltam para o Campeonato Brasileiro, que acontecerá nos dias 7 e 8 de julho, em Americana-SP. No mesmo mês, nos dias 22 e 23, o Campeonato Pan-Americano/Continental, na Colômbia, movimentará o cenário do BMX.

Por fim, os eventos mais esperados do ano serão as duas últimas etapas da Copa do Mundo de BMX, a serem realizadas na Argentina, em setembro. As competições vão marcar a abertura do ranking internacional olímpico, dando o pontapé inicial na corrida para Tóquio 2020. Renato e Priscilla, além de toda a delegação brasileira, devem estar na competição.

Marina Balbino

Mais em​ OTD EntrevistaCiclismo BMX

Nas categorias de elite, Priscilla Stevaux e Lucas Zimmermann fizeram resultados iguais, chegando na 5ª colocação de cada gênero
Além da vitória de Paola Reis e do bronze de Pedro Queiroz, teve dobradinha do Brasil na categoria júnior do Pan-Americano de BMX
Agora a Prefeitura do Rio, junto da Confederação Brasileira de Ciclismo, trabalhará para quea pista seja um local de treinamento para atletas
Atleta revelação, Gustavo foi finalista olímpico em Paris, aos 21 anos, com grande desempenho.