Bala Loka e Carol Bittencourt lideram quali do Brasileiro de BMX Park

Medalhista de bronze no Pan de Santiago, Bala Loka marcou 81 pontos na classificatória para ir à final

Gustavo Batista, o “Bala Loka”, e Carolina Bittencourt lideraram as classificatórias do Campeonato Brasileiro de BMX Freestyle Park, realizado neste sábado (16), em São Bernardo do Campo (SP). Eles se classificaram para a final, que acontecerá neste domingo, cuja sessão se inicia às 9h (horário de Brasília).

Medalhista de bronze nos Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023, Bala Loka fez bonito e entregou muita criatividade em suas manobras, anotando 81.83 pontos para ficar em primeiro lugar na fase classificatória. Ele chega como o grande favorito ao título da competição. A final reunirá os 12 primeiros colocados do quali.

Entre as mulheres, a representante brasileira no Pan de Santiago, Eduarda Bordignon teve uma queda durante os treinamentos. Por isso, ficou fora da disputa por medalhas. Coube à Carolina Bittencourt ter o primeiro lugar da classificação, marcando 36.92 pontos. As finais da categoria Elite do Campeonato Brasileiro serão transmitidas ao vivo no Canal Olímpico do Brasil.

Vale destacar que o BMX Freestyle Park integra o programa dos Jogos Olímpicos desde Tóquio-2020. O Brasil não contou com representantes na ocasião, mas tem boas chances de garantir vagas para Paris-2024, com Bala Loka. Atualmente, o ciclista de 21 anos é o sétimo colocado do ranking mundial da modalidade.

*Com informações da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC)

Wesley Felix
Paulistano de 23 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri a Universíade de Chengdu, o Pan de Santiago-2023, a Olimpíada de Paris-2024 e a Paralimpíada de Paris-2024.

Mais em​ Ciclismo BMX

Nas categorias de elite, Priscilla Stevaux e Lucas Zimmermann fizeram resultados iguais, chegando na 5ª colocação de cada gênero
Além da vitória de Paola Reis e do bronze de Pedro Queiroz, teve dobradinha do Brasil na categoria júnior do Pan-Americano de BMX
Agora a Prefeitura do Rio, junto da Confederação Brasileira de Ciclismo, trabalhará para quea pista seja um local de treinamento para atletas
Atleta revelação, Gustavo foi finalista olímpico em Paris, aos 21 anos, com grande desempenho.