Guilherme Ribeiro e Paola Reis são campeões no Brasileiro de BMX

A competição foi realizada neste final de semana e reuniu 790 pilotos na disputa pelo título nacional

O domingo foi de sol forte e muita disputa na Pista Luis Cláudio Katayama, no Parque Ecológico da cidade de Indaiatuba, em São Paulo. Os melhores atletas do país competiram no Brasileiro de ciclismo BMX e travaram dois dias de disputas acirradas. Assim, neste domingo (2), Guilherme Ribeiro e Paola Reis foram os campeões da categoria Elite.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

Defendendo o título, a baiana Paola Reis dominou a competição e destacou a importância do apoio da torcida e de todos que fazem parte da sua equipe para alcançar o tricampeonato nacional na categoria Elite. “Vencer é importante, principalmente uma competição como o Brasileiro. E a vitória nos trás um grande crescimento como pessoa e como atleta. Só tenho a agradecer a CBC pelo apoio e todas as pessoas que estão comigo nessa jornada. Cruzar a linha de chegada e sentir toda aquela energia positiva com a torcida gritando o meu nome é indescritível”, declarou Paola.

No masculino, Guilherme Ribeiro não deu chance para os adversários e, após vários anos perseguindo o título nacional, comemorou em grande estilo levantando a arquibancada na tarde deste domingo. “Eu venho perseguindo esse título há muitos anos, sempre batendo na trave, mas agora chegou o meu momento. Fiz questão de voltar na torcida após cruzar a linha de chegada, isso foi uma cena que eu mentalizei por anos e agora consegui fazer virar realidade. Estou muito feliz e motivado”, contou Guilherme.

A nova geração, representada pelos atletas das categorias Júnior e Sub-23 também brilharam em Indaiatuba. Caroline Amazonas e Vicente Garcia comemoraram o primeiro lugar na Sub-23, enquanto Maria Eduarda e Lucas Zimmermann venceram na Júnior.

Destaque do norte do Brasil

Além disso, uma delegação singela, representada por poucos atletas chamou a atenção no Brasileiro de BMX. Pilotos do estado de Roraima mostraram que com força de vontade e determinação tudo se torna possível. Os atletas somaram 446 pontos e conquistaram a terceira colocação geral entre os estados, competindo contra grandes gigantes do esporte nacional. São Paulo fez 500 pontos e ficou em primeiro lugar, seguido pelo Rio Grande do Sul com 478 pontos.

“É uma emoção muito grande saber que estamos no pódio a frente de estados com muita tradição e força no BMX. Esse resultado demonstra que mesmo com tantas dificuldades estamos indo no caminho certo. Quero parabenizar cada um representante da nossa delegação e dizer que Roraima fica muito grata de estar fazendo parte de tudo isso”, destacou Mário Turco, presidente da Federação Ciclística de Roraima.

Entre os clubes, o ABC Americana Bicicross levou a melhor e garantiu a primeira colocação. Já entre as equipes, o Time Penks Brasil/BOX conquistou a primeira colocação.

Primeiro dia foi marcado por provas da categoria Cruiser

Além disso, no primeiro dia de competições, a disputa com a bicicleta Cruiser marcou o início do Brasileiro de ciclismo BMX. O destaque ficou com o veterano Gustavo Mesquita, tricampeão mundial e mais uma vez vencedor do torneio nacional. “Esse foi o meu 20° título brasileiro e estou muito feliz em ver o BMX brasileiro nesse nível. Está sendo um evento maravilhoso, a final foi acirrada desde a largada, mas consegui conquistar mais essa vitória”, destacou Mesquita.

Entre as mulheres, Verônica Pereira fez bonito e mostrou toda sua força nos pedais para conquistar seu primeiro título nacional. Ela, que já conquistou bronze no Brasileiro de BMX Freestyle Park, decidiu mostrar seu talento também no racing e sagrou-se campeã da Cruiser Women 17-39.

“Esse ano teve mais meninas na Cruiser, com as disputas bem acirradas e fiquei muito contente com a minha vitória. Gostaria de aproveitar e deixar um recado para as famílias apoiarem cada vez mais os atletas, principalmente as meninas e vamos quebrar esse preconceito que esportes radicais é apenas para homens”, destacou Verônica.

*Com informações da Confederação Brasileira de Ciclismo

Victor Fardin
Jornalista capixaba formado na PUC-SP e amante dos esportes olímpicos e paralímpicos.

Mais em​ Ciclismo BMX

Nas categorias de elite, Priscilla Stevaux e Lucas Zimmermann fizeram resultados iguais, chegando na 5ª colocação de cada gênero
Além da vitória de Paola Reis e do bronze de Pedro Queiroz, teve dobradinha do Brasil na categoria júnior do Pan-Americano de BMX
Agora a Prefeitura do Rio, junto da Confederação Brasileira de Ciclismo, trabalhará para quea pista seja um local de treinamento para atletas
Atleta revelação, Gustavo foi finalista olímpico em Paris, aos 21 anos, com grande desempenho.