Gustavo Bala Loka conquista o bronze no Pan de BMX Freestyle

Brasileiro de 21 anos foi o terceiro colocado na final e levou mais uma medalha de bronze na competição continental

O brasileiro Gustavo “Bala Loka” conquistou a medalha de bronze no Pan-Americano de ciclismo BMX Freestyle Park, em Assunção, no Paraguai, neste domingo (07). Ele marcou 78.00 na final, ficando atrás do venezuelano Daniel Dhers (84.33) e do costarriquenho Kenneth Esquivel (82.83).
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

Este foi o segundo pódio seguido de Bala Loka no Pan-Americano de Freestyle Park, repetindo a dose do ano passado, quando também foi medalhista de bronze. O atleta de 21 anos, aliás, tem marcado presença nos pódios das últimas competições internacionais que disputou. Ele foi bronze no Sul-Americano da modalidade, no último mês, e prata no tradicional BMX Estilo Livre, em março.

Outros brasileiros

Além de Gustavo Bala Loka, o Brasil contou com outros quatro atletas no Pan-Americano de Assunção. Entre os homens, Caio Sousa foi o oitavo colocado na final, com 54.83, enquanto Paulo Eduardo Saçaki ficou em 20º, com 38.00. No feminino, Eduarda Bordignon ficou em quinto lugar, com 36.83, enquanto Carolina Bittencourt terminou em oitavo, com 31.00. A chilena Macarena Perez levou o ouro, com 60.17.

Por fim, vale destacar que o BMX Freestyle Park é uma modalidade olímpica, tendo feito sua estreia nos Jogos de Tóquio-2020. Em Paris-2024, 24 atletas estarão presentes, sendo 12 homens e 12 mulheres. Duas dessas vagas já foram preenchidas em cada naipe e as demais virão através de dois eventos: o Mundial de 2023, que acontecerá em Glasgow, na Escócia, em agosto, e na Série Qualificatória Olímpica, a acontecer em 2024.

Wesley Felix
Paulistano de 23 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri a Universíade de Chengdu, o Pan de Santiago-2023, a Olimpíada de Paris-2024 e a Paralimpíada de Paris-2024.

Mais em​ Ciclismo BMX

Nas categorias de elite, Priscilla Stevaux e Lucas Zimmermann fizeram resultados iguais, chegando na 5ª colocação de cada gênero
Além da vitória de Paola Reis e do bronze de Pedro Queiroz, teve dobradinha do Brasil na categoria júnior do Pan-Americano de BMX
Agora a Prefeitura do Rio, junto da Confederação Brasileira de Ciclismo, trabalhará para quea pista seja um local de treinamento para atletas
Atleta revelação, Gustavo foi finalista olímpico em Paris, aos 21 anos, com grande desempenho.