Priscilla Stevaux, Paola Reis e Júlia Alves caem no ranking

Após resultados da 1ª e da 2ª rodada da Copa do Mundo, três melhores brasileiras no ciclismo BMX caem uma posição cada no ranking mundial.

A temporada de 2020 começou oficialmente neste fim de semana para a modalidade BMX Racing com a disputa da 1ª e da 2ª rodada da Copa do Mundo, que aconteceu em Shepparton, Austrália. A única representante do Brasil entre as mulheres foi a sorocabana Priscilla Stevaux. Após os resultados, Priscilla, Paola Reis e Júlia Alves, atletas mais bem ranqueadas, caíram posições no ranking mundial do ciclismo BMX feminino.

Priscilla Stevaux teve desempenho muito similar em cada uma das duas rodadas, ficando na 29ª e na 26ª colocação na competição feminina, parando nas oitavas de final.

Os resultados não foram suficientes para que Priscilla melhorasse seu desempenho no ranking mundial e olímpico, caindo agora da 15ª para 16ª colocação. As duas outras brasileiras, que não competiram, também foram ultrapassadas por outras atletas. Paola Reis caiu da 11ª para a 12ª colocação, enquanto Júlia Alves foi da 27ª para a 28ª.

Priscilla, Paola e Júlia estão na briga por uma vaga na Olimpíada de Tóquio. No BMX são 24 lugares disponíveis por naipe, para pelo menos 17 países.

Uma das formas de chegar a Tóquio é pelas vagas destinadas ao país. Hoje o Brasil ocupa a sexta colocação no ranking olímpico, que garante uma vaga, atualmente com Paola Reis.

+INSCREVA-SE EM NOSSO CANAL NO YOUTUBE

A soma do desempenho das três é o que vale no ranking olímpico por país. Atualmente, o Brasil está com 1963 pontos. Caso supere a Rússia e suba uma posição, ganha mais uma vaga, já que o terceiro, quarto e quinto têm direito a dois atletas por naipe.

Após os resultados de Priscilla Stevaux, a diferença para a Rússia aumentou de 257 pontos para 407. A diferença para o sétimo colocado, a Colômbia, diminuiu de 103 para apenas 3 pontos. O primeiro e o segundo colocados podem levar três. Os Estados Unidos lideram, seguidos por Holanda, Austrália e França.

Há outras duas formas de conseguir a vaga para as Olimpíadas. Uma de acordo com o ranking mundial fechado no dia 2 de junho e a outra via Mundial de ciclismo BMX marcado para maio.

A 3ª e a 4ª rodadas da Copa do mundo ocorre no próximo final de semana, nos dias 08 e 09, acontecem em Bathurst, na Austrália.


Rafael Freitas

Mais em​ Ciclismo BMX

Nas categorias de elite, Priscilla Stevaux e Lucas Zimmermann fizeram resultados iguais, chegando na 5ª colocação de cada gênero
Além da vitória de Paola Reis e do bronze de Pedro Queiroz, teve dobradinha do Brasil na categoria júnior do Pan-Americano de BMX
Agora a Prefeitura do Rio, junto da Confederação Brasileira de Ciclismo, trabalhará para quea pista seja um local de treinamento para atletas
Atleta revelação, Gustavo foi finalista olímpico em Paris, aos 21 anos, com grande desempenho.