Henrique Avancini é o grande destaque da Copa Internacional

Na Etapa de Ouro Preto da Copa Internacional de Mountain Bike, Henrique Avancini vence no SuperElite e no Short Track

Os atletas da SuperElite fizeram de Ouro Preto o palco para o espetáculo do Cross Country Olímpico. Abrindo o Ciclo Olímpico, Henrique Avancini (Cannondale Factory Racing) e Laura Valentina Abril (Seleccion Colombia Mtb) levaram a melhor e somaram 60 pontos no ranking da União Ciclística Internional (UCI). A prova aconteceu neste domingo (10) em Ouro Preto.

No Masculino, o colombiano Fabio Hernando Castañedo (Seleccion Colombia Mtb) e Luiz Henrique Cocuzzi (Lar – Scott – Mauro Ribeiro) completaram o segundo e o terceiro lugar. No feminino, a vice-campeã foi a atleta Letícia Cândido (Audax FSA) em terceiro lugar ficou Viviane Favery (Cannondale Brasil Racing).

Henrique Avancini e Luiz Henrique Cocuzzi se mantiveram juntos durante boa parte da prova. A partir da terceira volta, Avancini ultrapassou e conseguiu abrir uma vantagem. “O Cocuzzi anda muito on-off, acelerando e desacelerando. E nesse circuito é difícil andar assim. Na primeira volta eu nem consegui segurar o ritmo dele. Tentei seguir, mas eu vi que na parte final seria um pouco demais para mim. Ele acabou abrindo um tempo considerável. Na segunda volta eu consegui me reconectar, e a partir da terceira eu comecei a trabalhar ele aos poucos. Na quarta, eu sabia que já teria um peso da prova nas minhas pernas e dele também, e aí teoricamente foi onde eu consegui fazer mais diferença. E foi bom, eu fiquei feliz, foi uma prova bastante sofrida, não me senti tão bem mas consegui entregar uma boa performance”, disse.

Após a passagem de Avancini, Cocuzzi se manteve em segundo lugar. Porém, o colombiano Fabio Castañedo veio forte e conquistou o vice-campeonato. “Muito contente de representar nosso país numa corrida tão dura, com o nível tão forte. Viemos dos Jogos Sul Americanos, uma viagem grande, tivemos problemas com as bagagens, tudo isso é um incomodo. Mas é uma pista muito bonita, a logística é incrível, uma pista muito dura e muito técnica, com pedras soltas. Avancini e Cocuzzi lutaram bem nas duas primeiras voltas e aos poucos fui me recuperando e nunca perdendo eles de vista. O Cocuzzi se manteve na frente, mas em um certo momento consegui alcança-lo e fechar com o vice-campeão”, comentou o colombiano.

Elite Feminina
A atleta colombiana Laura Valentina se manteve na primeira colocação durante toda a prova. “A princípio o objetivo era correr na ponta, porque eu sabia que era uma pista muito dura e técnica e estar a frente me daria uma vantagem caso eu cometesse algum erro. Mas foi uma competição difícil, terminamos de correr o Sul Americano na semana passada e a viagem foi muito complicada. Fiquei muito feliz com a pista de XCO daqui. Uma pista comparável a uma Copa do Mundo. Muito técnica, exigente que é necessário trabalhar todo o corpo”, explicou.

A vice-campeã, Letícia Cândido, disse que ficou satisfeita com o rendimento dela na prova. “Eu sabia que as colombianas viriam fortes, então, eu me preparei muito bem para essa prova, desenhei bastante as minhas linhas e acho que a técnica também me favoreceu bem. Eu consegui manter um bom ritmo e na quarta volta, eu senti um pouquinho. Mas eu acho que aqui realmente foi a única prova, a única pista que comparou com o nível internacional. Uma prova muito dura, muito técnica, e é isso mesmo que tem que ter pra gente melhorar o auto nível. Além disso, as estrangeiras vieram fortes, e isso é muito bom. É uma oportunidade de perceber o que precisamos trabalhar”, finalizou.

Confira o resultado da Super Elite Masculina
1. Henrique Avancini (Cannondale Factory Racing) 1:25:18
2. Fabio Hernando Castanedo (Seleccion Colombia Mtb) 1:25:28
3. Luiz Henrique Cocuzzi (Lar – Scott – Mauro Ribeiro) 1:26:28
4. Guilherme Gotardelo Muller (Sense Factory Racing) 1:28:12
5. Rubens Donizete Valeriano (Equipe Sense Factory Racing) 1:28:30
6. Sherman Trezza De Paiva (Cannondale Brasil Racing) 1:28:34
7. Lukas Kaufmann (Cannondale Brasil Racing) 1:28:43
8. Juan Fernando Monroy Ce (Seleccion Colombia Mtb) 1:29:04
9. Mario Couto Grego Santo / Sub-23 (Equipe Sense Factory) 1:30:40
10. Jose Gabriel Marques (Groove / Chayoang / Shi Elite Masc) 1:31:31

Confira o resultado da Super Elite Feminina
1. Laura Valentina Abril R (Seleccion Colombia Mtb) 1:27:12
2. Leticia Jaqueline Soares (Audax Fsa) 1:29:05
3. Viviane Favery Costa (Cannondale Brasil Racing) 1:35:28
4. Leidy Johana Mera Caden (Seleccion Colombia Mtb) 1:37:38
5. Hercilia Najara Ferreira (Ciclovia Team / Seja Bike) 1:37:47
6. Isabella Gonçalves Ribeiro (Specialized Racing Br) 1:38:05
7. Karen Olimpio (Squadra/Oggi) 1:41:01
8. Maria Paula Mesquita (Ro Clinica Da Circulação) 1:45:20
9. Danielle Maria De Moraes (Caloi Avancini Team) 1:47:12
10. Ana Maria Roa Munoz (Biking Vilage Team) 1:47:50

CIMTB Levorin
A CIMTB Levorin conta pontos para o ranking mundial, da União Ciclística Internacional (UCI), fazendo parte do ciclo Olímpico Tóquio 2020, ranking Brasileiro e Mineiro.

Copa Internacional de Mountain Bike comemora a 23ª Edição em 2018.

João Fraga

Mais em​ Ciclismo Mountain Bike

Com o sonho de chegar a um pódio de um campeonato continental na categoria Elite realizado, Ulan Galinski ajudou o Brasil no quadro geral
Ciclistas brasileiros conquistam cinco das seis medalhas da prova de cross country eliminator (XCE) no Pan-Americano de Mountain Bike
Com o 12º lugar na cidade mineira, ciclista baiano igualou seu melhor resultado da carreira em etapas da Copa do Mundo
Terminando na 19ª colocação em Araxá, Ulan Galinski conquista seu melhor resultado em uma prova de XCC em Copas do Mundo