A Seleção Brasileira encerrou sua participação no Campeonato Pan-Americano de Mountain Bike 2025, que ocorreu em Pedregal, Heredia, na Costa Rica. Com um grande resultado na principal prova do domingo (27), Ulan Galinski conquistou a medalha de prata. Assim, o pódio veio na categoria Elite Masculino do Cross Country Olímpico (XCO). Dessa forma, o brasileiro completou o percurso em 1h32min46s, apenas seis segundos atrás do campeão, o mexicano Gerardo Ulloa (1h32min40s). Além disso, Catriel Soto, da Argentina, ficou com o bronze, finalizando a prova em 1h32min55s.
+ SIGA O CANAL DO OTD NO WHATSAPP
Além de Ulan, a seleção brasileira teve uma atuação de destaque durante toda a prova da Elite masculino. Contou com Alex Malacarne terminando na quarta posição, a apenas 23 segundos do campeão. Luiz Cocuzzi foi o 12º colocado, enquanto Gustavo Xavier terminou em 19º lugar.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK, FACEBOOK E BLUESKY
“Realizei um sonho hoje de estar no pódio de um campeonato continental na Elite, e apesar de ter largado para vencer, me sinto realmente muito feliz com essa conquista. Prova super tática e disputada, sabia que seria um grande desafio para mim competir e dar minhas cartas nesse circuito praticamente plano. Feliz com minha performance e como me comportei durante toda a corrida, tentei meu ataque no final, mas não foi o suficiente para vencer.” Foi assim que Ulan comemorou em suas redes sociais.
Outras provas
Na prova da Elite feminino, a canadense Jennifer Jackson foi a campeã com o tempo de 1h27min45s, seguida pela norte-americana Kate Courtney (1h28min51s) e pela também canadense Emilly Johnston (1h31min11s), prata e bronze, respectivamente. A brasileira Raiza Goulão teve um bom desempenho, cruzando a linha de chegada em quarto lugar com o tempo de 1h31min32s, a apenas 21 segundos do pódio. Karen Olímpio foi a 7ª colocada, enquanto Iara Caetano e Marcela Lima terminaram em 15º e 16º lugares.
Entre os atletas Sub-23, os melhores resultados brasileiros vieram com Eiki Leoncio, 15º colocado na categoria masculina com o tempo de 1h25min18s, e Giuliana Morgen, que terminou em sexto lugar na prova feminina, registrando 1h19min01s. As provas Sub-23 também mostraram o domínio canadense, com vitórias de Owen Clark (1h19min47s) no masculino e Ella MacPhee (1h14min23s) no feminino.
A participação brasileira no Pan-Americano de Mountain Bike XCR-XCE-XCC-XCO 2025 foi coroada com a primeira colocação no quadro geral de medalhas, demonstrando a força da modalidade no país e o excelente trabalho da seleção apresentado na competição. O Canadá ficou na segunda colocação, seguido pelos anfitriões da Costa Rica, em terceiro lugar.
*Com informações da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC)