Ulan Galinski conquista a prata no Pan-americano de MTB

Com o sonho de chegar a um pódio de um campeonato continental na categoria Elite realizado, Ulan Galinski ajudou o Brasil no quadro geral

A Seleção Brasileira encerrou sua participação no Campeonato Pan-Americano de Mountain Bike 2025, que ocorreu em Pedregal, Heredia, na Costa Rica. Com um grande resultado na principal prova do domingo (27), Ulan Galinski conquistou a medalha de prata. Assim, o pódio veio na categoria Elite Masculino do Cross Country Olímpico (XCO). Dessa forma, o brasileiro completou o percurso em 1h32min46s, apenas seis segundos atrás do campeão, o mexicano Gerardo Ulloa (1h32min40s). Além disso, Catriel Soto, da Argentina, ficou com o bronze, finalizando a prova em 1h32min55s.

+ SIGA O CANAL DO OTD NO WHATSAPP

Além de Ulan, a seleção brasileira teve uma atuação de destaque durante toda a prova da Elite masculino. Contou com Alex Malacarne terminando na quarta posição, a apenas 23 segundos do campeão. Luiz Cocuzzi foi o 12º colocado, enquanto Gustavo Xavier terminou em 19º lugar.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOKFACEBOOK E BLUESKY

“Realizei um sonho hoje de estar no pódio de um campeonato continental na Elite, e apesar de ter largado para vencer, me sinto realmente muito feliz com essa conquista. Prova super tática e disputada, sabia que seria um grande desafio para mim competir e dar minhas cartas nesse circuito praticamente plano. Feliz com minha performance e como me comportei durante toda a corrida, tentei meu ataque no final, mas não foi o suficiente para vencer.” Foi assim que Ulan comemorou em suas redes sociais.

Outras provas

Na prova da Elite feminino, a canadense Jennifer Jackson foi a campeã com o tempo de 1h27min45s, seguida pela norte-americana Kate Courtney (1h28min51s) e pela também canadense Emilly Johnston (1h31min11s), prata e bronze, respectivamente. A brasileira Raiza Goulão teve um bom desempenho, cruzando a linha de chegada em quarto lugar com o tempo de 1h31min32s, a apenas 21 segundos do pódio. Karen Olímpio foi a 7ª colocada, enquanto Iara Caetano e Marcela Lima terminaram em 15º e 16º lugares.

Entre os atletas Sub-23, os melhores resultados brasileiros vieram com Eiki Leoncio, 15º colocado na categoria masculina com o tempo de 1h25min18s, e Giuliana Morgen, que terminou em sexto lugar na prova feminina, registrando 1h19min01s. As provas Sub-23 também mostraram o domínio canadense, com vitórias de Owen Clark (1h19min47s) no masculino e Ella MacPhee (1h14min23s) no feminino.

A participação brasileira no Pan-Americano de Mountain Bike XCR-XCE-XCC-XCO 2025 foi coroada com a primeira colocação no quadro geral de medalhas, demonstrando a força da modalidade no país e o excelente trabalho da seleção apresentado na competição. O Canadá ficou na segunda colocação, seguido pelos anfitriões da Costa Rica, em terceiro lugar.

*Com informações da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC)

Juvenal Dias
Jornalista formado em 2013, mas que atuo desde 2008, quando ingressei na Universidade P. Mackenzie, Trabalhei por seis anos no Diário Lance!. Passei por Punteiro Izquierdo, Surto Olímpico, Torcedores e Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de São Paulo. Entrei no OTD em Abril de 2023.

Mais em​ Ciclismo Mountain Bike

Ciclistas brasileiros conquistam cinco das seis medalhas da prova de cross country eliminator (XCE) no Pan-Americano de Mountain Bike
Com o 12º lugar na cidade mineira, ciclista baiano igualou seu melhor resultado da carreira em etapas da Copa do Mundo
Terminando na 19ª colocação em Araxá, Ulan Galinski conquista seu melhor resultado em uma prova de XCC em Copas do Mundo
Gustavo Xavier, Alex Malacarne e Ulan Galinski ficam no top-15 no Cross Country Olímpico da Copa do Mundo de Mountain Bike, em Araxá