Um dia cheios de medalhas para o Brasil no Campeonato Pan-Americano de ciclismo mountain bike. A competição, sediada na Costa Rica, contou com as disputas do XCE (cross country eliminator) nesta sexta-feira (25). Das seis medalhas em disputas no masculino e feminino, os brasileiros conquistaram cinco delas. O país fez uma dobradinha no XCC (short track).
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIKTOK E FACEBOOK
Na disputa feminina do XCE, o pódio foi completamente brasileiro. Luiza Cocuzzi conquistou o ouro, superando suas compatriotas Marcela Lima, que ficou com a prata, e Iara Caetano, que foi campeã em 2024. Caetano liderou parte da prova, mas acabou escorregando no final e cruzando a linha de chegada em terceiro lugar.
Dono do título brasileiro do XCE, Luiz Henrique Cocuzzi confirmou o favoritismo e não deu chances aos adversários. Controlando a prova do início ao fim, Cocuzzi levou o ouro com autoridade. A dobradinha brasileira veio com Lázaro Moreira, chegando em segundo lugar. O bronze ficou com o mexicano Daniel Castillo.
A parte da tarde na cidade costarricense de San José contou com as disputas do XCC. No masculino, o Brasil conquistou as medalhas de ouro e prata. Gustavo Xavier se sagrou campeão Pan-Americano da prova, enquanto Alex Malacarne ficou com o vice-campeonato.
*Com informações da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC)