Araxá será a casa das duas primeiras etapas da Copa do Mundo de Mountain Bike de 2025. O município mineiro sediará, de forma inédita, duas etapas consecutivas de Cross-country Olímpico (XCO) e Short Track (XCC), entre os dias 3 e 6 de abril, e novamente de 10 a 12 do mesmo mês.
+ SIGA O CANAL DO OLIMPÍADA TODO DIA NO WHATSAPP
A sequência oferece uma oportunidade estratégica aos atletas: quem for bem na primeira rodada pode ampliar sua vantagem antes das provas na Europa, enquanto quem não teve um bom desempenho inicial poderá buscar recuperação imediata.
Delegação brasileira vem representada com seis atletas, com destaque para Ulan Galinski, atual campeão brasileiro e representante da modalidade em Paris. Ulan faz parte da Caloi Henrique Avancini Racing, equipe do atleta de mesmo nome, tido como um mentor para o ciclista de 27 anos.
Galinski traçou como meta para o fim de semana terminar entre os dez melhores da prova do Cross Country, realizada no domingo e que é disputada em distância olímpica.
- Brasil goleia Peru e se recupera no Sul-Americano Sub-17
- Duplas do Brasil levam ouro e prata em Monteria
- LBF: Cerrado surpreende e ganha do Sampaio Basquete
- Arthur Alcorte lidera programa curto na Mexico Cup
- Georginho brilha, Franca atropela Pinheiros e abre vantagem
Além dele, evento conta com Nicolas Machado, Henrique Cocuzzi, Mario Couto Grego, José Gabriel Marques e o caçula Alex Malacarne.
Local
Localizada no Triângulo Mineiro, a 600 km de Brasília, Araxá apresenta clima úmido, com média acima de 80% de umidade, e trilhas de argila vermelha, que se destacaram em 2024 pela velocidade e fluidez do percurso em meio à mata. Em 2025, os ciclistas enfrentarão duas variações do trajeto, uma para cada etapa da Copa do Mundo de Mountain Bike.
Campeões de 2024
Na edição anterior, Haley Batten e Victor Koretzky (ambos da Specialized Factory Racing) venceram no Short Track, com Batten também triunfando no XCO. Simon Andreassen (Cannondale Factory Racing) completou o pódio da distância olímpica masculina.