Giuliana Morgen é campeã pan-americana juvenil

Com 14 anos, Giuliana Morgen fica com a medalha de ouro no Campeonato Pan-Americano de mountain bike; Competição segue neste domingo.

O Brasil faturou, no último sábado, a primeira medalha de ouro no Campeonato Pan-Americano de mountain bike,  disputado em Pereira, na Colômbia. A ciclista Giuliana Salvini Morgen, de apenas 14 anos, venceu a prova da categoria Juvenil com 46min41s.

Giuliana largou a prova com um ritmo muito forte e nos primeiros metros já assumiu a liderança da competição. Após alguns quilômetros percorridos, a disputa ficou acirrada entre a brasileira e a colombiana Sofia Villegas. Mas nos últimos metros, Giuliana assumiu a ponta e garantiu a primeira medalha de ouro do Brasil nesta edição do Pan. A prata ficou com Solia Villegas, seguida pela sua compatriota Karen Sanchez, em terceiro lugar.

“Estou muito emocionada com esse resultado. Agradeço a todos os meus patrocinadores e especialmente minha família, meu pai que está aqui também me acompanhando e competindo, e todos aqueles que ficaram torcendo no Brasil”, declarou a campeã.

A nova promessa do Mountain Bike nacional é filha do multimedalhista brasileiro Albert Morgen, que por muitos anos foi considerado um dos melhores atletas do país. Atualmente Albert compete na categoria Master A2, e terminou sua prova do Pan nesta sexta com a 9ª colocação.

Brasileiras ficam no top-10 na júnior

Além da primeira medalha, os brasileiros ainda vibraram com os atletas da categoria Junior. Bruna Saalfeld Elias, atual campeã brasileira, e Marcela Matos, entraram na pista e pedalaram forte durante três voltas em busca das primeiras colocações.

Bruna Saalfeld conquistou a sexta colocação, quatro posições a menos que em 2017.  Já Marcela Matos terminou na 10ª posição. A vitória ficou com a mexicana Fatima Hijar, seguida pela colombiana Angie Lara e a chilena Catalina Vidaurre.

“Hoje a pista amanheceu muito boa, consegui fazer uma prova bastante regular, com voltas constantes. Melhorei meu resultado do ano passado e estou feliz com minha participação”, destacou Bruna.

Entre os homens, Gustavo Xavier foi o representante da Seleção e conquistou a 17ª posição. A medalha de ouro ficou com o chileno Martin Vidaurre, a prata com o argentino Agustin Durán e o bronze com o colombiano Jesus Peña.

Neste domingo, será a vez da elite entrarem na pista. A Seleção Brasileira disputa com Henrique Avancini, Luiz Henrique Cocuzzi e Raiza Goulão. O Brasil ainda conta com Leticia Candido, Carlos Olimpio, Guilherme Muller, Jose Gabriel Marques, Kennedi Lago, Rubens Valeriano e Sherman Trezza.

 

Carolina Alberti

Mais em​ Ciclismo Mountain Bike

Com o sonho de chegar a um pódio de um campeonato continental na categoria Elite realizado, Ulan Galinski ajudou o Brasil no quadro geral
Ciclistas brasileiros conquistam cinco das seis medalhas da prova de cross country eliminator (XCE) no Pan-Americano de Mountain Bike
Com o 12º lugar na cidade mineira, ciclista baiano igualou seu melhor resultado da carreira em etapas da Copa do Mundo
Terminando na 19ª colocação em Araxá, Ulan Galinski conquista seu melhor resultado em uma prova de XCC em Copas do Mundo