Karen Olimpio e Ulan Galinski conquistam top-5 no Pan de MTB

Karen Olimpio foi quarta colocada e Ulan Galisnki foi o quinto no Pan-Americano de MTB

Karen Olimpio e Ulan Galinski ficaram no top-5 da disputa do cross-country olímpico (XCO) do Campeonato Pan-Americano de ciclismo mountain bike, em Midway, nos Estados Unidos, neste domingo (12). Karen ficou em quarto lugar na disputa feminina, a pouco mais de um minuto do pódio, enquanto Ulan foi quinto colocado no masculino, a apenas dois segundos da medalha de bronze.

Ulan Galinski concluiu a prova masculina com 1h21min17s, muito perto de um lugar no pódio. O estadunidense Christopher Blevins foi o primeiro colocado com 1h19min35s, enquanto o mexicano Adair Prieto foi o segundo com 1h21min02s e o canadense Gunnar Holmgren acabou na terceira posição, com 1h21min16s. O colombiano Diego Alfonso Arias foi o quarto colocado, com 1h21min16s.

Outro brasileiro na disputa do XCO masculino no Pan-Americano de ciclismo mountain bike, Gustavo Xavier ficou na sétima colocação, marcando 1h21min56s. Nicolas Raphael Machado foi o 36º, com 1h32min07s. Ao todo, 54 atletas participaram da prova, sendo que seis deles não finalizaram o percurso completo.

Entre as mulheres, Karen Olimpio concluiu a prova em 1h22min29s, um pouco mais distante da medalha de bronze. Os Estados Unidos fizeram dobradinha de ouro e prata, com Haley Batten levando o ouro com 1h16min21s, bem a frente de Kate Courtney, prata com 1h19min11s. A canadense Sanra Walter completou o pódio com 1h21min22s.

Outra brasileira na disputa, Hercilia Najara foi a 13ª colocada com 1h29min34s. ALine Simões de Almeida completou em 21º, com duas voltas atrás da líder. Raiza Goulão, que luta por vaga olímpica assim como Karen Olimpio, arrebentou a corrente ainda no início da prova e não completou a prova. Um total de 26 atletas finalizaram a disputa.

Wesley Felix
Paulistano de 23 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri a Universíade de Chengdu, o Pan de Santiago-2023, a Olimpíada de Paris-2024 e a Paralimpíada de Paris-2024.

Mais em​ Ciclismo Mountain Bike

Com o sonho de chegar a um pódio de um campeonato continental na categoria Elite realizado, Ulan Galinski ajudou o Brasil no quadro geral
Ciclistas brasileiros conquistam cinco das seis medalhas da prova de cross country eliminator (XCE) no Pan-Americano de Mountain Bike
Com o 12º lugar na cidade mineira, ciclista baiano igualou seu melhor resultado da carreira em etapas da Copa do Mundo
Terminando na 19ª colocação em Araxá, Ulan Galinski conquista seu melhor resultado em uma prova de XCC em Copas do Mundo