Raiza Goulão e Margot Moschetti terminam em 6º na Cape Epic

Principal ultramaratona de MTB do mundo, Cape Epic terá ainda mais três etapas, entre esta sexta-feira (23) e domingo (25), nas cidades de Wellington e Paarl, na África do Sul.

O quinto dia de provas da Cape Epic, principal ultramaratona de MTB do mundo, não foi nada fácil para a goiana Raiza Goulão (PMRA Racing Team). Sentindo-se mal por problemas estomacais ainda na corrida anterior, Raiza não conseguiu estar 100% ao lado de sua companheira, a francesa Margot Moschetti, e acabou finalizando a Etapa Rainha, com 113 km e 1.800 m de ascensão, nesta quinta-feira (22), na sexta colocação. Com o resultado, a dupla caiu para o top 6 da competição sul-africana.

“Foi um dia de muito aprendizado. Em situações assim a gente não perde, mas sim ganha, porque saímos mais fortes do que antes. Ter me sentido mal do estômago durante a etapa 3 tomou todas as minhas energias nas últimas horas antes da largada de hoje (quinta), para me recuperar. Eu fazia muita força e a potência não subia, enquanto a Margot estava em ótima forma. Temos mais três dias para tentar voltar ao top 5. Nesta etapa Rainha foi um momento de auto-conhecimento e de saber respeitar o limite do corpo”, destacou Raiza Goulão.

A quarta etapa da Cape Epic teve mais uma vez a vitória de Annika Langvad (DIN) e Kate Courtney (EUA) na elite feminina. O top três do dia foi completado por Mariske Strauss (RSA) e Annie Last (ING) e Sabine Spitz (ALE) e Robyn De Groot (RSA) na segunda e terceira posições, respectivamente. Com a sexta colocação, em 5h48min21, Raiza e Margot ocupam a sexta posição no geral com 22h18min50 acumulados em 417 km e 8.000 m de ascensão até agora. Elas estão a 6min50 das quintas colocadas, Candice Lill (RSA) e Amy Beth Mcdougall (RSA), donas da camisa de melhor dupla sul-africana.

Nesta sexta-feira (23) a competição segue em Wellington, onde será realizado um contrarrelógio de 39 km e 1.430 m de ascensão. No sábado (24), o dia da penúltima etapa, com 76 km e altimetria de 2.000 m, com largada e chegada também em Wellington. A decisão, no domingo (25), terá início na terceira e última Cape Epic Village, com 70 km e altimetrias de 2.000 m, e término no resort Vale de Vie Estate, em Paarl, município vizinho à Cidade do Cabo.

Marina Balbino

Mais em​ Ciclismo Mountain Bike

Com o sonho de chegar a um pódio de um campeonato continental na categoria Elite realizado, Ulan Galinski ajudou o Brasil no quadro geral
Ciclistas brasileiros conquistam cinco das seis medalhas da prova de cross country eliminator (XCE) no Pan-Americano de Mountain Bike
Com o 12º lugar na cidade mineira, ciclista baiano igualou seu melhor resultado da carreira em etapas da Copa do Mundo
Terminando na 19ª colocação em Araxá, Ulan Galinski conquista seu melhor resultado em uma prova de XCC em Copas do Mundo