Raiza Goulão e Ulan Galinski ficam no top-40 do XCO em Glasgow

Ulan Galinski fechou cross-country olímpico no Mundial de Glasgow em 39º lugar, enquanto Raiza Goulão foi a 40ª

Raiza Goulão e Ulan Galinski foram os dois melhores brasileiros nas disputas do cross-country olímpico no Mundial de ciclismo mountain bike, em Glasgow, na Escócia, neste sábado (12). Ulan foi o 39º colocado na disputa masculina, enquanto Raiza ficou em 40º no feminino. Henrique Avancini, Zé Gabriel, Luiz Cocuzzi, Rubens Donizete, Karen Olímpio e Hercília Najara também competiram.

Entre os homens, o baiano Ulan Galinski terminou em 39º lugar marcando o tempo de 1h26min43s, quatro minutos e meio atrás do vencedor. Ele começou na 60ª colocação, mas foi ganhando posições ao longo da disputa até fechar no top-40. Atleta da Caloi/Henrique Avancini Racing, Ulan já havia sido o melhor brasileiro no short track, há dois dias, ficando em 21º lugar.

Outros quatro brasileiros competiram no cross-country olímpico masculino neste sábado. Campeão mundial da maratona, Henrique Avancini foi o 45º, enquanto Zé Gabriel Almeida ficou em 57º. Com gap de duas voltas em relação ao líder, Luiz Cocuzzi foi o 81º e Rubens Donizete terminou em 84º. O vencedor da prova foi o britânico Thomas Pidcock, com 1h22min09s. O neozelandês Samuel Gate levou a prata, enquanto a lenda suíça Niino Schurter foi bronze.

Disputa feminina

Já no feminino, a melhor brasileira da disputa foi Raiza Goulão, que completou a prova em 40º lugar, com o gap de uma volta para a primeira colocada. A campeã foi a francesa Pauline Ferrand-Prevot, que marcou 1h24min14s para conquistar seu quinto título mundial do XCO. A francesa Loana Lecomte apareceu logo em seguida, fazendo dobradinha. A holandesa Puck Pieterse completou o pódio.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Entre outras atletas na prova feminina, a campeã brasileira Karen Olimpio ficou em 42º lugar, também com gap de uma volta. Hercília Najara concluiu na 51ª colocação, com três voltas atrás de Ferrand-Prevot. Um total de 62 atletas participaram da competição no Mundial de ciclismo mountain bike, mas duas delas não finalizaram a prova.

Wesley Felix
Paulistano de 23 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri a Universíade de Chengdu, o Pan de Santiago-2023, a Olimpíada de Paris-2024 e a Paralimpíada de Paris-2024.

Mais em​ Ciclismo Mountain Bike

Com o sonho de chegar a um pódio de um campeonato continental na categoria Elite realizado, Ulan Galinski ajudou o Brasil no quadro geral
Ciclistas brasileiros conquistam cinco das seis medalhas da prova de cross country eliminator (XCE) no Pan-Americano de Mountain Bike
Com o 12º lugar na cidade mineira, ciclista baiano igualou seu melhor resultado da carreira em etapas da Copa do Mundo
Terminando na 19ª colocação em Araxá, Ulan Galinski conquista seu melhor resultado em uma prova de XCC em Copas do Mundo