Base do Brasil fatura medalhas no Pan-Americano de MTB

No Cross-Country Olímpico (XCO) das categorias Juvenil e Infanto Juvenil, o Brasil faturou seis medalhas

Brasileiros subiram no pódio outra vez nesta quinta-feira (27) pelo Pan-Americano do mountain bike disputado em Congonhas, Minas Gerais. No Cross-Country Olímpico (XCO) das categorias Juvenil e Infanto Juvenil, masculino e feminino, o Brasil faturou seis medalhas. Na quarta-feira (26), equipe do Team Relay ficou com a prata.

A primeiro desta quinta-feira no Pan de MTB veio com Leonardo Castro no XCO juvenil. Ele terminou a prova em 1h02min01s e conquistou a medalha de ouro, ficando cerca de 20 segundos à frente do vice-campeão. Enquanto no feminino, Nina Carvalho dos Santos marcou 1h00min03s e acabou com o bronze.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Contudo, na categoria infanto juvenil masculina do XCO, o Brasil conquistou as três primeiras posições no Pan de MTB. Gabriel Freitas Galvão (50min02s), João Yoshid Tada Faria (51min05s) e Bernado Rocha Ferreira Alves (52min02s) ficaram com as medalhas ouro, prata e bronze respectivamente. Entre as meninas, Hani Rodrigues Barbar fechou a prova em primeiro lugar com o tempo de 38min53s.

Estreia com medalha

O Brasil subiu ao pódio logo no primeiro dia de competições do Pan-Americano de mountain bike. Na última quarta-feira (26), a equipe brasileira no Team Relay conquistou a medalha de prata. O time formado por Gustavo Xavier, Otavio Queiroz, Giuliana Morgen, Gabriela Ferolla, Raiza Goulão e José Gabriel ficou apenas atrás do Canadá. Eles assumiram a segunda posição na parte final da prova e terminaram 1h31min39s. O México veio logo depois na terceira posição.

Equipe Brasileira do Team Relay perfilada do Pan-Americano de Mountain Bike
Equipe Brasileira do Team Relay perfilada (Foto: Daniel Braga/CBC)

“Fizemos uma grande prova hoje. O resultado foi a somatoria onde todos da seleção tiveram sua contribuição. Eu larguei sabendo que teria que baixar mais de um minuto de diferença em relação ao Canadá para conseguirmos brigar pelo ouro e acabei atingindo o objetivo, mas infelizmente ainda ficaram faltando 15 segundos. Terminamos com a medalha de prata e muito felizes com a entrega de cada um e o apoio vibrante da torcida brasileira”, contou José Gabriel sobre a diferença para os canadenses.

*Com informações da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC)

Adielson de Barros
Jornalista recifense formado na Faculdade Boa Viagem apaixonado por futebol e grandes histórias. Trabalhando no movimento olímpico e paralímpico desde 2022.

Mais em​ Ciclismo Mountain Bike

Com o sonho de chegar a um pódio de um campeonato continental na categoria Elite realizado, Ulan Galinski ajudou o Brasil no quadro geral
Ciclistas brasileiros conquistam cinco das seis medalhas da prova de cross country eliminator (XCE) no Pan-Americano de Mountain Bike
Com o 12º lugar na cidade mineira, ciclista baiano igualou seu melhor resultado da carreira em etapas da Copa do Mundo
Terminando na 19ª colocação em Araxá, Ulan Galinski conquista seu melhor resultado em uma prova de XCC em Copas do Mundo