Henrique Avancini visa tricampeonato do Pan-Americano

Campeão de 2015 e 2022, Avancini busca terceiro título da competição que começa nesta sexta-feira (28) em Congonhas-MG.

Neste final de semana, Henrique Avancini buscará mais um título na sua carreira. Isto, pois acontece a partir da próxima sexta-feira (28) a American Continental Championship, o Pan-Americano de mountain bike. Realizada em Congonhas-MG, a competição retorna ao Brasil depois de nove anos. Atual campeão e vencedor na edição de 2015, Avancini tenta o tricampeonato na cidade mineira.

“Competir no Brasil esse ano sem dúvida nenhuma é muito especial, ainda mais por ter conquistado o título Pan-Americano no ano passado na Argentina. Chego em 2023 como defensor do título, que eu acredito que adicione um pouco de pressão e expetativa”, assim disse Avancini.

O Brasil não recebe um Pan-Americano de MTB desde 2014, quando foi realizado em Barbacena, também em Minas Gerais. Além disso, a edição deste ano vai ter um diferencial na corrida olímpica. Distribuindo mais pontos no ranking mundial, o torneio ganha mais peso e fazendo com que muitos atletas voltem suas atenções para a prova. Dessa forma, elevando o nível da disputa.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

“O Campeonato Continental é sempre uma prova muito importante, seja pelo peso do título, pelo nível da disputa ou pelos pontos distribuídos para o ranking mundial. Esse é um evento sempre muito intenso, muito importante para alguns países, algumas nações. Principalmente os países latinos-americanos que buscam uma vaga olímpica. Para esses países a prova acaba sendo uma grande oportunidade. Então, alguns atletas chegam em excelente forma para esse evento, o que torna a disputa ainda mais acirrada”, comenta Avancini.

Outros brasileiros Pan de MTB

Além de Herique Avancini, outros brasileiros competem pelas primeiras posições no Pan-Americano de mountain bike. Ulan Galinski e José Gabriel Marques integram o Elite masculino. Assim como Raiza Goulão, Hercilia Najara e Karen Olímpio na Elite Feminino. Ademais, na categoria sub-23 Alex Malacarne, Cainã Oliveira, Gustavo Xavier, Sabrina Oliveira e Giuliana Morgen representam o País. Por fim, no Junior, Gabriela Ferolla e Otavio Queiroz de Souza fecham a lista.

*Com informações da equipe Caloi / Henrique Avancini Racing

Adielson de Barros
Jornalista recifense formado na Faculdade Boa Viagem apaixonado por futebol e grandes histórias. Trabalhando no movimento olímpico e paralímpico desde 2022.

Mais em​ Ciclismo Mountain Bike

Com o sonho de chegar a um pódio de um campeonato continental na categoria Elite realizado, Ulan Galinski ajudou o Brasil no quadro geral
Ciclistas brasileiros conquistam cinco das seis medalhas da prova de cross country eliminator (XCE) no Pan-Americano de Mountain Bike
Com o 12º lugar na cidade mineira, ciclista baiano igualou seu melhor resultado da carreira em etapas da Copa do Mundo
Terminando na 19ª colocação em Araxá, Ulan Galinski conquista seu melhor resultado em uma prova de XCC em Copas do Mundo