José Gabriel e Karen vão bem na disputa do Desafio de Gigantes

Competição acontece no Villa Itaipava Resort, em Petrópolis (RJ). Torneio de XCC foi o grande evento deste sábado (11)

Neste sábado (11), o Villa Itaipava Resort & Conventions, em Petrópolis (RJ), sediou o segundo dia do Desafio dos Gigantes Internacional. O principal evento do torneio de ciclismo foi a corrida de XCC, que terminou com a vitória de José Gabriel, no masculino. Já no feminino, título foi de Karen Olímpio.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

A prova funcionou assim: 20 minutos e mais uma volta de 2 km. O ciclista mineiro, da equipe Oggi, completou em 26m29s87. Depois, apareceram Ulan Galinski e  Henrique Avancini, ambos da Caloi Henrique Avancini Racing. Eles completaram em 27m07s56 e 27m30s29.
+ Maria Eduarda Alexandre vai à final das maças na Aphrodite Cup
+ Gabriel Araújo bate recorde mundial na World Series da Itália
+ João Lucas Reis e Boscardin vencem o Challenger de Santiago
+ São Paulo vira sobre Cruzeiro e vence 1ª no Brasileiro sub-20
+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAM E TIK TOK

“Meu primeiro dia foi muito construtivo. Eu vi que dava para fazer bem mais e hoje tentei ser bem mais agressivo e percebi que o Avancini sentiu um pouco também. No final, tive um problema com o pneu, mas não podia parar. Foi sensacional. Era uma vitória que faltava no meu currículo”, comentou José Gabriel.

Além disso, curiosamente, o segundo e o terceiro colocado foram os mesmos da prova de XCO da última sexta-feira (10). Na ocasião, o vencedor foi Luiz Henrique Cocuzzi, que não correu neste sábado, se poupando para a outra competição de XCO deste domingo (12), último dia do Desafio. 

Disputa no feminino

Por outro lado, no feminino, a conquista ficou com Karen Olímpio, da Audax Racing. Ela fez 4 voltas em 27m30s18. Já na última sexta-feira, ela foi a vice-campeã. 

“Meu ano passado não foi nada fácil, mas dei a volta por cima. Estou batalhando firme para chegar às Olimpíadas. Eu busquei apenas fazer a minha prova, seguir no ritmo que eu gosto. Eu estava muito motivada e agora estou muito feliz”, disse. 

Logo depois, apareceram Letícia Cândido (Houston) e Hercília Najara (TSW). As ciclistas completaram a prova em 27m5949 e 28m39s39. Na prova de XCO do sábado (10), a conquista ficou com Raiza Goulão, que também se poupou para o domingo. 

Maratona

O dia começou com a Maratona. Os atletas competiram em percurso reduzido (duas voltas de 13 km)  ou completo (três voltas de 13 km). Assim, foram 12 categorias em ambas. O dia contou ainda com uma corrida para crianças, em mais uma ação de entretenimento da Avelar Sports. 

O primeiro dia

Primeiramente, o Desafio dos Gigantes Internacional começou na sexta-feira (10), com a prova de XCO Classe 2. No masculino, a vitória, de forma surpreendente, ficou com o paulista Luiz Henrique Cocuzzi, da equipe Sense Factory. Já a goiana Raiza Goulão, confirmou o favoritismo e ganhou no feminino. Na classe 2, competiram atletas Elite e Sub-23. Já as provas da Classe 1 serão no domingo, com ciclistas das demais categorias. 

Entre os homens, foram sete voltas, cada uma com aproximadamente 4 km. Já entre as mulheres, o percurso foi o mesmo, mas em seis voltas. Assim, a competição valeu pontos para a corrida em busca de vagas para os Jogos Olímpicos de Paris-2024. 

Depois de Cocuzzi, apareceram Ulan Galinski e o favorito Henrique Avancini, que fecharam em 1h18m19s50 e 1h18m29m87. Entre as mulheres, Goulão foi seguida por Karen Olímpio, com 1h25m05s48 e Letícia Cândido, com 1h31m18s74.

(Com informações da On Board Sports)

Victor Fardin
Jornalista capixaba formado na PUC-SP e amante dos esportes olímpicos e paralímpicos.

Mais em​ Ciclismo Mountain Bike

Com o sonho de chegar a um pódio de um campeonato continental na categoria Elite realizado, Ulan Galinski ajudou o Brasil no quadro geral
Ciclistas brasileiros conquistam cinco das seis medalhas da prova de cross country eliminator (XCE) no Pan-Americano de Mountain Bike
Com o 12º lugar na cidade mineira, ciclista baiano igualou seu melhor resultado da carreira em etapas da Copa do Mundo
Terminando na 19ª colocação em Araxá, Ulan Galinski conquista seu melhor resultado em uma prova de XCC em Copas do Mundo