Henrique Avancini competirá pela Caloi em 2023

Depois de oito anos, Henrique Avancini voltará a competir pela Caloi na temporada 2023 do ciclismo mountain bike

A Caloi/Henrique Avancini Racing terá um reforço de peso para a temporada 2023. Ela contará com o próprio atleta que dá nome à equipe, que topou o desafio de estruturar um time brasileiro de fábrica forte no cenário internacional do Mountain Bike.

+ Hugo Calderano vai às quartas do WTT Contender de Doha

“Por trás dessa mudança existia uma motivação muito grande, um desejo de renovação, de realmente buscar algo que fosse ambicioso para mim, que tivesse um significado grande para o esporte. Após o término do meu relacionamento profissional anterior, eu analisei as possibilidades, as propostas que tinha, e escolhi pelo caminho que talvez represente o maior desafio e também a maior chance de deixar algo significativo na minha carreira e no esporte do Brasil”, disse Avancini.

Jovens talentos

Fundada em 2015, a Henrique Avancini Racing surgiu com o intuito de lapidar novos talentos para o ciclismo mountain bike brasileiro. Para 2023, com a entrada do campeão mundial, o time ganhou uma estrutura de peso, com duas bases de trabalho: uma no Brasil e outra na Itália.

Além de Henrique, a Caloi/Henrique Avancini Racing conta com outros três atletas. Na categoria sub-23, o time conta com Sabrina Oliveira – atual campeã brasileira – e Cainã Oliveira – campeão brasileiro da categoria em 2021. “Tem bastante coisa pela frente. Eu devo ir para algumas Copas do Mundo na Europa para ganhar mais carcaça. Agora a equipe é mundial e precisamos subir o nível”, disse Sabrina sobre os novos desafios de 2023.

Quem irá competir com Avancini na categoria elite é Ulan Gallinski. O jovem de 24 anos é o atual vice-campeão brasileiro e ficou em 14º lugar no Mundial Sub-23 em 2020. “É muito legal a gente ter uma equipe brasileira se tornando global e com perspectiva de brigar com as principais equipes do mundo. Nossa expectativa é brigar por vitória em todas as provas UCI que participarmos”, comentou o atleta que quer se classificar para os Jogos Olímpicos Paris-2024 ao lado de Avancini.

De olho em Paris

Após um ano abaixo do esperado no circuito mundial, Avancini espera voltar para a frente do pelotão em 2023. O atleta irá disputar todo o circuito da Copa do Mundo, além de outras competições internacionais, com foco em conseguir pontos no ranking olímpico.

“Tenho uma grande meta e ambição de voltar a ser competitivo no topo do pelotão mundial. Ano passado eu me afastei um pouco da briga e não tive a consistência dos anos anteriores”, disse o ex-número 1 do ranking mundial. “O que eu almejo para 2023 é que seja esse ano de transição para voltar ao grande nível esportivo e carregar isso para 2024. Talvez sejam meus últimos Jogos Olímpicos”, completou.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

E o novo projeto, com a Caloi/Henrique Avancini Racing trás um gás novo em busca do pódio na próxima Olimpíada: “Estar em um novo projeto, com significado grande para o Brasil, e com os Jogos Olímpicos tão próximo é um fator que pode ser uma grande motivação para que eu possa ter um bom desempenho em Paris”.

Gabriel Gentile
Jornalista formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e viciado em esportes

Mais em​ Ciclismo Mountain Bike

Com o sonho de chegar a um pódio de um campeonato continental na categoria Elite realizado, Ulan Galinski ajudou o Brasil no quadro geral
Ciclistas brasileiros conquistam cinco das seis medalhas da prova de cross country eliminator (XCE) no Pan-Americano de Mountain Bike
Com o 12º lugar na cidade mineira, ciclista baiano igualou seu melhor resultado da carreira em etapas da Copa do Mundo
Terminando na 19ª colocação em Araxá, Ulan Galinski conquista seu melhor resultado em uma prova de XCC em Copas do Mundo